Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


A Seagate está desenvolvendo uma tecnologia que tem sido apontada como o futuro dos HDs comuns. De acordo com a fabricante, o Multi Actuator tem a capacidade de dobrar a velocidade dos discos rígidos, com a finalidade de torná-los mais ágeis para a leitura e escrita de dados.

A nova tecnologia basicamente consiste em incluir no HD dois braços independentes, que podem funcionar de forma simultânea. Por enquanto, ela está em fase experimental e ainda não há expectativa de quando os primeiros HDs com o Multi Actuator devem chegar ao mercado.

HDs mecânicos têm velocidade como ponto fraco — Foto: Divulgação/Seagate HDs mecânicos têm velocidade como ponto fraco — Foto: Divulgação/Seagate

HDs mecânicos têm velocidade como ponto fraco — Foto: Divulgação/Seagate

Atualmente, a indústria trabalha de duas formas em relação ao armazenamento de dados. Enquanto os SSDs são voltados para performance, por entregar uma melhor velocidade, os HDs mecânicos, apesar de serem mais lentos, ainda são usados por conta da capacidade de armazenamento e pelo custo por Gigabyte.

A Seagate quer mudar este panorama ao aumentar a performance dos HDs mecânicos e, por isso, desenvolveu o Multi Actuator. Para entender como a tecnologia funciona, é preciso relembrar como os discos rígidos trabalham.

O HD traz uma peça central, chamada platter, para gravar e ler dados. O platter nada mais é do que um disco, composto de várias camadas, que gira a altas velocidades por um eixo. A leitura e a escrita são feitas por uma peça conhecida como braço. Nele, estão os cabeçotes que ficam em contato com o disco. O movimento do braço é determinado pelo atuador, que traz uma peça magnética. Você pode entender melhor como o HD funciona nesta matéria do TechTudo.

Multi Actuator adiciona braços que podem funcionar de forma independente — Foto: Divulgação/Seagate

Multi Actuator adiciona braços que podem funcionar de forma independente — Foto: Divulgação/Seagate

Alguns HDs podem ter vários cabeçotes. Modelos mais avançados da Seagate, por exemplo, possuem até 16 cabeçotes, porém em um única peça. O que o Multi Actuator faz é incluir mais um braço e atuador, dobrando, desta forma, o número de cabeçotes em contato com o disco. Com isso, eles podem funcionar de forma distinta, um lendo e o outro escrevendo dados, ou atuar em conjunto para aumentar a velocidade.

A ideia não chega a ser novidade. A própria Seagate já tinha criado uma tecnologia semelhante, no passado, que não vingou por conta dos custos. Agora, a empresa acredita que achou uma forma de incluir o Multi Actuator nos HDs, sem que o preço final do hardware seja comprometido. Além disso, no futuro, a fabricante espera adicionar mais braços e atuadores em um único disco, aumentando ainda mais a performance

A tecnologia não vai tornar os discos rígidos mais rápidos que os SSDs. Entretanto, os HDs com Multi Actuator podem vir a ser uma alternativa para empresas que lidam com um volume maior de dados, como os data centers, mas com um custo menor por Gigabyte em relação ao armazenamento em flash.

Via Seagate

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo