Robert Koch ganha Doodle do Google em comemoração ao seu Prêmio Nobel

Microbiologista alemão contribuiu para avanços no tratamento da tuberculose e da cólera.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Tainah Tavares, da redação

O microbiologista Robert Koch foi homenageado no Doodle do Google deste domingo (10). Nesta mesma data no ano de 1905, Koch foi premiado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. O pesquisador, médico, patologista e bacteriologista alemão dedicou sua vida para estudar germes e entender como micro seres vivos podem causar infecções e doenças, tendo contribuído para a identificação do bacilo da tuberculose e da cólera.

A página inicial do Google Search traz uma ilustração com curiosas fatias de batata, legume utilizado por Koch para isolar células bacterianas nas suas pesquisas. Após um tempo fazendo experimentos, seu assistente Julius Petri inventou o prato de Petri (também retratado no Doodle com a imagem de Koch), instrumento que substituiu as fatias de batata.

Robert Koch usava fatias de batata nos seus experimentos (Foto: Divulgação/Google) Robert Koch usava fatias de batata nos seus experimentos (Foto: Divulgação/Google)

Robert Koch usava fatias de batata nos seus experimentos (Foto: Divulgação/Google)

Koch nasceu em Hanover (Alemanha) em 1843, e morreu em 1910 em Baden-Baden (também na Alemanha). O pesquisador é apontado como um dos mais importantes pesquisadores na área da microbiologia. Nos últimos séculos, inúmeras vidas foram salvas graças às suas descobertas.

O legado de Koch inspirou uma nova geração de cientistas. A chamada Era de Ouro da bacteriologia representou uma verdadeira caçada aos micróbios, e resultou na descoberta de microorganismos responsáveis ​​por causarem vinte e uma doenças diferentes.

História do Doodle do Google; vídeo

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Via Google

MAIS DO TechTudo