Saiba o que esperar e os favoritos na premiação The Game Awards 2017

Saiba da edição de 2017 do ‘Oscar dos videogames’, que premia os melhores jogos do ano em várias categorias e estilos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

O The Game Awards 2017 é dia 7 de dezembro e vai premiar, mais uma vez, os melhores jogos do ano. O evento ocorre de forma anual, nos Estados Unidos, e é comandado pelo jornalista Geoff Keighley, que também criou o espetáculo. Neste ano há grandes nomes concorrendo à posição de GOTY, ou “Game of the Year” - “Jogo do Ano”, como Super Mario Odyssey, Horizon Zero Dawn, The Legend of Zelda Breath of the Wild, entre outros. Conheça um pouco da premiação e o que esperar desta edição:

O que é o The Game Awards e como surgiu?

O The Game Awards surgiu oficialmente em 2014, mas suas origens datam de 2003, quando ainda era um programa da SpikeTV (rede norte-americana de televisão) e tinha como objetivo premiar os melhores títulos do ano. Após 2013, Keighley assumiu o comando do show e manteve o nome, a estrutura básica e outros elementos que já faziam sucesso. Como todo ano, a cerimônia é transmitida ao vivo, de graça, via Internet.

The Game Awards é premiação para os melhores games do ano (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) The Game Awards é premiação para os melhores games do ano (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

The Game Awards é premiação para os melhores games do ano (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Além de dar prêmios em diversas categorias – melhor jogo mobile, portátil, direção de arte, trilha sonora, melhor esports e jogador, entre outras – o The Game Awards é palco para anúncios em primeira mão de novos jogos, incluindo alguns que ninguém esperava. Neste ano, a produção do evento já garantiu que pelo menos 18 estreias serão mostradas, entre a apresentação principal e o “pré-show”, transmitido antes de as premiações iniciarem.

Quem pode levar os prêmios este ano?

Super Mario Odyssey, Horizon Zero Dawn, The Legend of Zelda Breath of the Wild, Persona 5 e Playerunknown's Battlegrounds disputam o prêmio mais cobiçado – o de Melhor Jogo do Ano. Quando há títulos da Nintendo na disputa, fica sempre difícil de competir, já que eles são muito queridos por boa parte do público – e a votação é aberta, via Internet, para qualquer um dar sua contribuição. Mas neste ano há competidores de peso.

Alguns dos competidores do The Game Awards 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Alguns dos competidores do The Game Awards 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Alguns dos competidores do The Game Awards 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Persona 5 foi um dos RPGs mais bem falados das últimas gerações e Playerunknown's Battlegrounds arrebatou todos os números de jogadores online no Steam, além de ter se tornado um verdadeiro fenômeno desde que apareceu, em março de 2017. Jogos únicos, como Mario e Zelda, surgem apenas com um intervalo de tempo muito grande entre um capítulo principal e outro, então isso pode ser um grande chamariz para quem vota.

Outros grandes nomes disputam as premiações, como Metroid Samus Returns e Monster Hunter Stories na categoria “portátil” ou Cuphead, Destiny 2, Nioh, Prey e Wolfenstein 2 no prêmio de “melhor jogo de ação”. A competição é acirrada em qualquer categoria, mas apenas um pode ser o escolhido.

Diversas categorias serão eleitas no The Game Awards (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Diversas categorias serão eleitas no The Game Awards (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Diversas categorias serão eleitas no The Game Awards (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Neste link você pode conferir a lista completa de indicados.

Uma premiação mutante

Apesar de ser considerado o “Oscar dos videogames”, o The Game Awards está longe de ser tão “sério” quanto é seu “irmão dos cinemas”. O clima de brincadeira toma conta da cerimônia, mas ela é considerada importante por conta de seu peso para a indústria e também pela participação de grandes nomes em todas as edições.

Hideo Kojima já foi homenageado na premiação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Hideo Kojima já foi homenageado na premiação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Hideo Kojima já foi homenageado na premiação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Hideo Kojima é um deles. Além de ser grande amigo do criador do evento, Kojima costuma utilizar o The Game Awards para anunciar novidades de seus títulos. Em 2015 ele não pôde comparecer por conta de sua saída da Konami, mas foi homenageado, inclusive com uma apresentação musical ao vivo. Já em 2016 ele recebeu uma condecoração pessoalmente, eleito como “Ícone da Indústria” pela premiação.

Outros já receberam o mesmo troféu, como as duplas Brett Sperry e Louis Castle, da clássica desenvolvedora Westwood Studios, responsável por títulos como Command & Conquer e Dune; ou Ken Williams and Roberta Williams, da Sierra Entertainment, lendário estúdio por trás de uma série de clássicos de PC, como King’s Quest e Homeworld. Todo ano, há uma mudança.

The Game Awards é palco para anuncios e homenagens (Foto: Reprodução/Variety) The Game Awards é palco para anuncios e homenagens (Foto: Reprodução/Variety)

The Game Awards é palco para anuncios e homenagens (Foto: Reprodução/Variety)

O The Game Awards, é claro, é recheado de momentos que viram meme na Internet. Até mesmo números musicais dão às caras durante a premiação, mais ou menos como é no Oscar. A noite é de gala, mas os participantes não esquecem o principal objetivo dos videogames, que é a diversão.

Zelda será o melhor jogo do Nintendo Switch? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo