Por Bruno Soares, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Problemas no sinal do Wi-Fi podem estar relacionados a diferentes causas. Ao contrário do que se pensa, não é só o roteador e o sinal fornecido que precisam estar intactos: as condições do ambiente e dos aparelhos que vão utilizar a Internet também devem estar boas. Por isso, antes de tomar soluções mais drásticas, como assinar outro serviço de Internet, é melhor testar diferentes possibilidades para descobrir se há alternativa para resolver o defeito.

Reunimos, a seguir, alguns dos possíveis problemas que podem estar prejudicando a sua Internet Wi-Fi. As opções vão desde a posição do roteador na sua casa, até questões mais técnicas, como o canal ao qual você está conectado.

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

Problemas no sinal da operadora

O sinal das operadoras é uma das causas mais comuns de problemas no Wi-Fi. É possível que, na casa do seu amigo, que utiliza o mesmo serviço que você, a Internet funcione perfeitamente, mas não na sua residência. A razão pode estar relacionada a um erro envolvendo sua região e, algumas vezes, a operadora que fornece a Internet não está ciente disso.

Por isso, se perceber problemas no sinal do Wi-Fi, faça contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa responsável e informe o defeito. Siga as orientações e busque se informar se outros usuários também estão enfrentando a mesma dificuldade.

Problema de Wi-Fi pode estar relacionado a operadora — Foto: Reprodução/Pond5 Problema de Wi-Fi pode estar relacionado a operadora — Foto: Reprodução/Pond5

Problema de Wi-Fi pode estar relacionado a operadora — Foto: Reprodução/Pond5

Posição do roteador

Um problema comum em relação ao sinal do Wi-Fi é o local onde o roteador foi posicionado. É possível, por exemplo, que, entre o aparelho e seus dispositivos, estejam muitas paredes e objetos grandes. Isso pode acabar atrapalhando o sinal de chegar até o seu computador, TV ou celular. Portanto, prefira sempre deixar o roteador em uma zona central da casa. Se houver um corredor, por exemplo, que dê acesso às portas de muitos cômodos, essa pode ser a melhor zona para distribuir sua Internet.

O cenário se repete com os dispositivos que vão receber o sinal: se você usa um Chromecast, por exemplo, prefira conectá-lo na entrada HDMI lateral em vez da traseira. Assim, ele fica mais livre para receber a frequência. A distância também pode fazer toda a diferença, então busque deixar seu roteador mais próximo do local onde você costuma usar o celular e demais eletrônicos que dependam da Internet.

Posição do roteador na casa pode influenciar — Foto: Luana Marfim/TechTudo Posição do roteador na casa pode influenciar — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Posição do roteador na casa pode influenciar — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Problemas no roteador ou dispositivos

Algumas das causas frequentes de perda de sinal do Wi-Fi são os defeitos no roteador, já que, como todo eletrônico, alguns deles podem apresentar dificuldades de conexão com o tempo. Antes de tudo, reinicie o aparelho, desplugando da tomada por cinco minutos e conectando novamente. Se nada adiantar, preste atenção nos sinais. Caso as luzes dos aparelhos se comportem de maneira diferente do usual, fique atento a possíveis problemas. Outra boa dica é verificar se todos os cabos estão intactos e conectados da maneira ideal, inclusive o de energia.

Não somente o roteador, mas também os dispositivos podem estar com problema. Por isso, pesquise na internet e em fóruns especializados quais são os defeitos mais comuns na conexão Wi-Fi de seu modelo de celular. Verifique, ainda, se os drivers do seu computador estão atualizados.

Quanto mais próximo do roteador, melhor o sinal — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Quanto mais próximo do roteador, melhor o sinal — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quanto mais próximo do roteador, melhor o sinal — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Número de aparelhos conectados na mesma rede

A TV, o notebook, o media center, e vários celulares: atualmente, diversos aparelhos dependem da Internet Wi-Fi. Se você conta com apenas uma rede em casa, isso pode acabar virando um problema, já que a conexão precisa se dividir entre vários dispositivos diferentes. Por isso, pode ser bom evitar deixar eletrônicos conectados na Internet o tempo todo se você não precisar. Os gadgets podem estar sempre atualizando, o que pode sobrecarregar sua rede.

Número grande de aparelhos na mesma rede pode prejudicar sua internet — Foto: Reprodução/Pond5 Número grande de aparelhos na mesma rede pode prejudicar sua internet — Foto: Reprodução/Pond5

Número grande de aparelhos na mesma rede pode prejudicar sua internet — Foto: Reprodução/Pond5

Interferência do Bluetooth

Algumas vezes, usar dispositivos Bluetooth, como fones, teclados, mouses e caixas de som, pode acabar interferindo no sinal do seu Wi-Fi. Isso acontece porque, eventualmente, esses dispositivos trabalham com a mesma frequência de rádio.

Por menos comum que esse problema seja, é bom considerar a hipótese. É recomendável fazer os testes: tente desconectar os seus dispositivos Bluetooth, e veja se o sinal da internet vai melhorar. Se isso acontecer, é bom considerar a possibilidade de mudar o canal do Wi-Fi.

Conexão Bluetooth pode interferir no Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves Conexão Bluetooth pode interferir no Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Conexão Bluetooth pode interferir no Wi-Fi — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Canal do Wi-Fi

O Wi-Fi pode funcionar por meio de diferentes canais e, no geral, os canais configurados por padrão tendem a ficar mais congestionados, já que diversos vizinhos e outras pessoas próximas também podem estar conectados neles. Alguns apps de celular, como o WiFi Analyzer, ajudam a encontrar o canal ideal para você. Depois, será necessário acessar o setup do roteador, por meio do PC, para fazer a alteração, como o TechTudo ensina em um tutorial. Isso tende a melhorar a fluidez da conexão e pode ser uma das razões pelas quais sua Internet não pega muito bem.

Por que o Wi-Fi não funciona no celular? Confira no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo