Spotify testa curtidas nas músicas da playlist Descobertas da Semana

Usuário poderá “curtir” ou “não curtir” as músicas tocadas e dar um feedback para o player de música.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Rodrigo Fernandes, Para o TechTudo

O Spotify está testando um recurso que deixará o usuário classificar as músicas da playlist Descobertas da Semana. A nova função deixará a seção ainda mais personalizada e ajudará os algoritmos do serviço a aproximar cada vez mais as listas ao gosto musical de quem está ouvindo. De acordo com o Mashable, a função está disponível somente para alguns usuários da versão desktop.

Caso o usuário queira avaliar a faixa que está sendo reproduzida, basta clicar nos ícones disponíveis ao lado dos títulos das músicas. Para a açar de curtir (ou amar) a música, deverá clicar no ícone do coração. Para escolher não curtir (não gostar) a música, o clique deverá ser no ícone de bloqueado — sinal de que não agradou.

Spotify testa botões de Spotify testa botões de

Spotify testa botões de "curtir" ou "não curtir" as músicas na seção Descobertas da Semana (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Músicas e artistas

Ao classificar a música como positiva, uma mensagem surge na tela avisando que a faixa aparecerá na biblioteca do usuário. Quando uma música é marcada como “não curto”, o usuário pode especificar se não gostou da canção ou do artista.

Uma mensagem aparece na tela, avisando que a música ou o artista não serão incluídos nas próximas playlists. Ao negativar uma música, ela não é mais reproduzida na playlist, e a faixa seguinte é iniciada automaticamente.

Spotify mostra mensagens após Spotify mostra mensagens após

Spotify mostra mensagens após "curtir" ou "não curtir" uma música (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Uma terceira mensagem aparece na tela quando o usuário desmarca a primeira avaliação que fez sobre a música, desistindo de classificá-la: “vamos fingir que nada aconteceu”, diz o balão. O Spotify confirmou que está testando o serviço, mas não afirmou se ele será, de fato, implementado na plataforma para todos os usuários, ou se será estendido para a versão web e aplicativos móveis (celulares).

A seção Descobertas da Semana oferece um mix semanal com novas faixas baseadas nos gostos musicais do usuário, levando em consideração os estilos e artistas que escuta com maior frequência. A lista é atualizada religiosamente todas as segundas-feiras. Atualmente, a seção Daily Mix, que cria novas playlists automáticas diariamente, já possui a função de classificar as músicas.

Via Mashable

As músicas do Spotify estão tocando aceleradas? Entenda no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo