Por Bruno Soares, para o TechTudo


A Microsoft vai encerrar, neste domingo (31), o download gratuito do Windows 10 para os usuários que precisam de tecnologia adaptativa e ainda não realizaram a atualização. A partir do ano que vem, quem perder o prazo precisará pagar para obter uma licença. No site oficial da fabricante, a versão Home sai a R$ 469,99.

O prazo para esse caso em especial foi extendido até o último dia do ano, mesmo após o fim da gratuidade na versão comum do sistema, que terminou em julho de 2016. O upgrade que ainda está disponível conta com recursos inclusivos para pessoas com problemas de audição, visão e coordenação motora em diferentes idiomas, incluindo o português.

Vídeo ensina como programar um computador Windows para desligar sozinho

Vídeo ensina como programar um computador Windows para desligar sozinho

A Microsoft não pede comprovação de qualquer necessidade especial para realizar o download. Mesmo assim, segundo os termos de uso, só é possível aproveitar a versão se a pessoa usar alguma “tecnologia adaptativa” no PC, o que inclui leitores de tela, ampliadores, dentre outras facilidades.

Atualização para Windows 10 no site de acessibilidade da Microsoft — Foto: Reprodução/Aline Batista Atualização para Windows 10 no site de acessibilidade da Microsoft — Foto: Reprodução/Aline Batista

Atualização para Windows 10 no site de acessibilidade da Microsoft — Foto: Reprodução/Aline Batista

Os requisitos para a instalação, por sua vez, são 3 GB de armazenamento, conexão com a Internet, e a utilização do Windows 7 SP1 ou Windows 8.1 ─ veja aqui como descobrir a versão do sistema instalada em seu PC. Para aproveitar a oferta, é preciso abrir o site de acessibilidade da Microsoft (microsoft.com/pt-br/accessibility/), clicar no botão “atualizar agora” e prosseguir com as instruções.

MAIS DO TechTudo