Por Taysa Coelho, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O WhatsApp encerra, no dia 31 de dezembro de 2017, o suporte aos sistemas BlackBerry OS, BlackBerry 10, Windows Phone 8.0 ou anterior e Nokia S40. A partir dessa data, donos de smartphones que rodem os sistemas operacionais listados não terão acesso às atualizações do mensageiro, bem como não poderão criar novas contas ou verificar novamente contas já existentes.

Em 2018, esses usuários poderão acessar o app para conversar normalmente, mas sem garantias: algumas funções poderão parar de funcionar sem aviso prévio.

Windows Phone 8 perderá o suporte ao WhatsApp em dezembro de 2017 — Foto: Luciana Maline/TechTudo Windows Phone 8 perderá o suporte ao WhatsApp em dezembro de 2017 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Windows Phone 8 perderá o suporte ao WhatsApp em dezembro de 2017 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A empresa explica que as plataformas antigas apresentam limitações que impedem o desenvolvimento de novos recursos e recomenda que o usuário adquira um smartphone mais atual, caso queira continuar usando a aplicação. O ideial é que o aparelho trabalhe com os seguintes sistemas: Android 4.0 ou superior, iOS 7 ou posterior ou Windows Phone 8.1 ou mais recentes.

Vale lembrar que o histórico de conversas pode ser transferido apenas entre celulares com o mesmo sistema, através da função de backup. Caso o usuário mude para um smartphone com uma plataforma diferente, tem a possibilidade de enviar as conversas antigas via e-mail.

App deixou de funcionar em outras plataformas

No início de 2017, o WhatsApp encerrou o suporte ao Android 2.1 e 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS 6. Já no meio do ano, foi a vez do Nokia Symbian S60 não ganhar mais atualizações do app. Já o BlackBerry OS, o BlackBerry 10, o Windows Phone 8.0 e o Nokia S40 tiveram o prazo estendido até o final de dezembro.

Os próximos da lista a perderem o suporte do WhatsApp são os usuários do Android 2.3.7 e anteriores, que têm até o dia 1º de fevereiro de 2020 para trocarem de telefone caso queiram continuar usando o sistema sem estarem passíveis a erros e encerramento de funcionalidades.

WhatsApp: como ativar e desativar a localização em tempo real

WhatsApp: como ativar e desativar a localização em tempo real

MAIS DO TechTudo