Sistemas operacionais

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


O Android 8.1 Oreo ganhou um recurso que promete facilitar a vida de quem precisa se conectar a redes Wi-Fi públicas. Com a atualização, o sistema fornece, de forma mais detalhada, informações sobre a qualidade da conexão antes mesmo que o celular se conecte à rede. Para isso, o sistema operacional móvel do Google classifica a conexão em quatro categorias: "muito rápida", "rápida", "ok" ou "lenta".

A promessa é de que o usuário consiga identificar rapidamente qual é a melhor rede em locais com muitos pontos de acesso, como em um shopping, por exemplo.

Além da intensidade do sinal, conexão Wi-Fi no Android será classificada por velocidade — Foto: Ana Marques/TechTudo

Esses dados serão mostrados na tela de redes Wi-Fi disponíveis, no momento em que o usuário for se conectar. Apenas as redes públicas – aquelas que não são protegidas por senha – contarão com a classificação. O administrador da rede pode optar por ocultar esta informação.

Baseado na classificação, o usuário pode ter uma noção do que a conexão é capaz de executar sem dificuldades. Quando a rede está "lenta", a conexão oferece menos de 1 Mb/s, sendo indicada para troca de mensagens. Quando está "ok", a rede opera entre 1 Mb/s e 5 Mb/s, sendo indicada para redes sociais e streaming de música. Ao ser classificada como "rápida", a conexão oferece entre 5 Mb/s e 20 Mb/s, podendo trabalhar sem problemas com streaming de vídeo. Já a "muito rápida", tem uma conexão acima de 20 Mb/s, podendo executar streaming de vídeo em qualidade muito alta.

A má notícia é que o recurso está disponível apenas no Android 8.1 Oreo. Como neste primeiro momento apenas os smartphones proprietários do Google, como o Nexus 6P ou o Google Pixel 2, receberam a atualização, donos de outros celulares terão que esperar um pouco mais até testar a novidade.

Para ativar a ferramenta de classificação das redes sem-fio públicas é preciso acessar as configurações do dispositivo, em seguida "Redes e Internet" e a opção "Wi-Fi". Depois, vá até "Preferências de Wi-Fi", entre em "Avançado" e ative a função em "Provedor de avaliação de rede".

Com informações: Engadget, Google e TechCrunch

Por que meu celular não conecta no Wi-Fi? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo