Chromecast: dicas para melhorar o espelhamento de tela e áudio do Android

Recurso é útil para quem quer aproveitar serviços sem suporte oficial ao dongle, mas nem sempre funciona com eficiência

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Bruno Soares, para o TechTudo

A transmissão de tela e áudio do smartphone Android para o Chromecast está travando, caindo ou sem som? Apesar de o recurso ser útil para quem quer aproveitar na TV serviços que não têm suporte oficial ao dongle do Google, como o Amazon Prime Video e o Apple Music, ele nem sempre funciona com eficiência e pode acabar dando dor de cabeça para alguns usuários.

Mas nem tudo está perdido. O TechTudo reuniu abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar o espelhamento de celulares e tablets no media center. São procedimentos simples, mas que podem fazer toda a diferença no resultado final da transmissão.

Veja como melhorar o espelhamento da tela do smartphone no Chromecast (Foto: Bruno Soares/TechTudo) Veja como melhorar o espelhamento da tela do smartphone no Chromecast (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Veja como melhorar o espelhamento da tela do smartphone no Chromecast (Foto: Bruno Soares/TechTudo)

Encurte a distância e elimine barreiras

Para evitar travamentos e perdas de sinais durante a transmissão de tela para o Chromecast, o ideal é manter os aparelhos o mais próximo possível um do outro. De acordo com a fabricante, o smartphone deve estar a, no máximo, 4 metros de distância do dongle. Da mesma forma, o Chromecast também deveria estar a até 4 metros do roteador ao qual ele está conectado, garantindo, assim, que o sinal de Internet seja recebido com eficiência.

Outra dica importante é priorizar que o smartphone esteja no mesmo cômodo da TV onde o media center está instalado, a fim de evitar que o sinal precise ultrapassar paredes antes de chegar até ao dispositivo. Pode ser interessante conectá-lo nas portas HDMI laterais de sua TV em vez das traseiras, o que tende a evitar que a própria tela acabe agindo como uma espécie de barreira. Nós testamos essa última solução com um Chromecast 2 e um Moto G5 e, coincidência ou não, a qualidade da transmissão de tela e áudio sofreu melhoras.

Instalar o Chromecast em uma porta HDMI lateral pode ser uma boa forma de reduzir barreiras (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo  ) Instalar o Chromecast em uma porta HDMI lateral pode ser uma boa forma de reduzir barreiras (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo  )

Instalar o Chromecast em uma porta HDMI lateral pode ser uma boa forma de reduzir barreiras (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo )

Vale dizer que, além de deixar perto, caso sua intenção seja transmitir somente o áudio de uma música (no caso, por exemplo, de serviços de streaming sem suporte oficial ao dongle), deixar a tela do celular apagada e evitar mexer nele pode ajudar a melhorar a qualidade.

Fique atento à conexão com a Internet

A Internet é um fator muito importante para o funcionamento do Chromecast em si e com a função de espelhamento de tela não é diferente. A primeira coisa que você deve garantir é que o dongle esteja conectado na mesma rede Wi-Fi que o seu celular.

Para conferir, vá até o app Google Home, em seu smartphone, e siga o seguinte caminho: Dispositivos > Nome do dispositivo > Configurações. Nesse menu, você poderá verificar em qual rede o seu Chromecast está conectado.

Verifique o funcionamento da internet (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Verifique o funcionamento da internet (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Verifique o funcionamento da internet (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Alguns procedimentos simples também podem ser realizados caso algum dos dois dispositivos esteja enfrentando dificuldades para captar o sinal da Internet. Tente ações como reiniciar o modem e o Chromecast ou reconectar o smartphone à rede Wi-Fi. Além disso, mudar o canal do Wi-Fi e considerar possíveis defeitos no roteador são sempre possibilidades.

Prefira os aparelhos de celular recomendados pelo Google

Segundo o Google, qualquer smartphone com sistema operacional Android 4.4.2 ou posterior deveria ser capaz de espelhar o áudio e a tela no Chromecast sem problemas. Entretanto, por conta de limitações na maneira como são fabricados, nem todos têm a potência necessária para realizar essa ação com eficiência.

Por isso, a fabricante disponibiliza uma lista com celulares e tablets que foram testados para apresentar o melhor desempenho possível na transmissão de som ao dongle e você pode conferir a relação completa na tabela abaixo. Caso não esteja utilizando um dos modelos listados para realizar o espelhamento e esteja encontrando dificuldades, pode ser que o problema resida aí.

Dispositivos recomendados pelo Google para espelhar áudio e tela no Chromecast

Modelo Modelo Modelo Modelo Modelo Modelo
Xiaomi Mi A1 (Android One) LG G Pro 2 Moto Z Force Droid NVIDIA SHIELD Tablet Samsung Galaxy Note 3 Sony Xperia Z4 Tablet
Blackberry Priv LG G Pad 8.3 Google Play Edition Moto Z Play Google Pixel Samsung Galaxy Note 4 Sony Xperia Z3+
HTC One M7 Moto G4 Moto Z Play DROID Google Pixel XL Samsung Galaxy Note 10 Sony Xperia Z3
HTC One M7 Google Play Edition Moto G4 Play Nexus 4 Samsung Galaxy S4 SHARP AQUOS ZETA SH-04H Sony Xperia Z3v
LG DM-01G Moto G4 Plus Nexus 5 Samsung Galaxy S4 Google Play Edition SHARP AQUOS Xx3 Sony Xperia Z3 Compact
LG G2 Moto G (5ª geração) Nexus 5X Samsung Galaxy S5 SHARP AQUOS SERIE SHV34 Sony Xperia Z3 Tablet Compact
LG G3 Moto G Plus (5ª geração) Nexus 6 Samsung Galaxy S6 Sony Xperia A4 Sony Xperia Z2
LG G3 A Moto X Pure Edition Nexus 6P Samsung Galaxy S6 Edge Sony Xperia Z5 Sony Xperia Z2 Tablet
LG G3 Cat.6 Moto X Style Nexus 7 (2013) Samsung Galaxy S6 Active Sony Xperia Z5 Compact Tesco hudl2
LG G4 Moto Z Nexus 9 Samsung Galaxy S7 Sony Xperia Z5 Premium TrekStor SurfTab xintron i 7.0
LG G Flex 2 Moto Z Droid Nexus 10 Samsung Galaxy S7 Edge Sony Xperia Z4 Samsung Note Edge

Vale a pena comprar um Chromecast? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo