Entenda por que Arena of Valor é tão popular na China

O “clone oficial” de League of Legends tem seu valor e explodiu no oriente.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

Arena of Valor chegou recentemente ao ocidente para Android e iOS, mas ele já fazia enorme sucesso na China desde que foi lançado, em 2015. O título é um Moba, no mesmo estilo de League of Legends, e criado pela empresa que é dona das duas marcas: a Tencent.

Em território chinês, o game se chama Honor of Kings, mas é basicamente o mesmo. Lá, ele já alcançou mais de 80 milhões de jogadores ativos em um mesmo dia e 200 milhões em média mensal. O sucesso causou polêmica quando crianças viciadas no game começaram a gastar muito dinheiro e muitas horas jogando, levando o governo a obrigar a produtora a impor limites aos usuários. Veja abaixo alguns motivos para que o jogo seja esse fenômeno.

Qualidade do jogo

O jogo pode ter o melhor marketing – se for ruim, não vai vingar. Arena of Valor se garante muito por sua qualidade. O título é um Moba convertido para celulares de forma legítima. Os controles foram bem adaptados e funcionam de forma quase perfeita, com poucas falhas, quando traduzimos para os games de mesmo gênero nos computadores.

Arena of Valor é Honor of Kings na China (Foto: Divulgação/Tencent) Arena of Valor é Honor of Kings na China (Foto: Divulgação/Tencent)

Arena of Valor é Honor of Kings na China (Foto: Divulgação/Tencent)

Sua inspiração em League of Legends, que também é um jogo popular na China, funciona muito, principalmente pelas similaridades visuais. É possível jogar LoL e depois jogar Arena of Valor sem perder a mesma estratégia, escolhendo personagens de poder e habilidades equivalentes.

Personagens regionais

Arena of Valor, ou Honor of Kings, possui em seu hall de personagens muitos heróis inspirados por lendas chinesas e figuras históricas reais do país. O mais conhecido deles é Sun Wukong, um macaco que utiliza sua nuvem voadora para se locomover. Ele foi inspirado pela lenda do folclore chinês conhecida como Jornada ao Oeste, história que também inspirou outros materiais culturais modernos, como a série Dragon Ball.

Wukong é inspirado em lendas chinesas (Foto: Divulgação/Tencent) Wukong é inspirado em lendas chinesas (Foto: Divulgação/Tencent)

Wukong é inspirado em lendas chinesas (Foto: Divulgação/Tencent)

Inserir personagens históricos em jogos para fazer sucesso em determinado território não é novidade e nem mesmo uma funcionalidade exclusiva de Arena of Valor. Muitos títulos seguem este mesmo padrão, principalmente games orientais, como a série Dynasty Warriors, de pancadaria e ação com exércitos. Isso traz uma maior identificação e adesão entre o público local e o jogo.

O maior mercado

Outro elemento que pode explicar o sucesso de Arena of Valor na China é seu mercado. Atualmente, o país é o maior mercado para jogos online, principalmente mobile, em termos de lucro. Uma cultura que está se espalhando cada vez mais por lá.

Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent) Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent)

Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent)

A própria Tencent é líder absoluta na região, com seus dois títulos: Arena of Valor e League of Legends – este último desenvolvido pelo estúdio Riot Games. Apesar de gratuitos, os dois jogos também contribuem com o dinheiro movimentado graças às suas microtransações.

Acessibilidade

Não adianta criar um jogo extremamente pesado, bonito e difícil de jogar, se ele não for acessível. Crysis, por exemplo, se tornou uma piada interna durante muitos anos para muita gente, pois era extremamente pesado. Rodá-lo com gráficos no máximo exigia um computador de configurações quase impossíveis, extremamente caro e que praticamente ninguém tinha.

Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent) Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent)

Arena of Valor (Foto: Divulgação/Tencent)

Jogos como Arena of Valor vão justamente na contramão deste conceito. O jogo roda bem mesmo em celulares mais antigos, como iPhone 5, sem apresentar travadas ou sem muita demora para carregar suas partidas – dependendo mais da conexão do usuário. Você pensa que isso o torna mais feio? Pelo contrário, é um dos títulos mobile mais bonitos. E cabe na palma da sua mão, para ser jogado em qualquer lugar, mesmo com conexão em 3G.

Tanto sucesso chega a ser um problema

De fato, Arena of Valor faz tanto sucesso na China que chega a ser um problema para pais e professores. Crianças “viciadas” no jogo já chegaram a gastar rios de dinheiro em sua loja online, brigar com amigos ou até tentar imitar os personagens e se machucar no processo.

Jogo chegou a ser bloqueado para jogadores mais novos (Foto: Divulgação/Tencent) Jogo chegou a ser bloqueado para jogadores mais novos (Foto: Divulgação/Tencent)

Jogo chegou a ser bloqueado para jogadores mais novos (Foto: Divulgação/Tencent)

Para combater isso, o governo chinês obrigou a Tencent a impor certos limites para jogadores mais jovens. Crianças possuem um bloqueio no game, que só permite jogar uma hora por dia, enquanto adolescentes jogam entre três ou quatro horas, somente - entre outras medidas que foram tomadas ao longo dos últimos meses.

O que achou de Arena of Valor? Opine no fórum TechTudo!

MAIS DO TechTudo