Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook M, assistente pessoal do Facebook para o Messenger, foi cancelado pela rede social. A ferramenta chegou ao aplicativo com a proposta de mesclar inteligência artificial e ajuda humana. A empresa, no entanto, decidiu desligar a versão completa do recurso, que era treinada por pessoas.

A partir do dia 19 de janeiro, somente as funções mais simples, como sugestões para enviar um sticker, serão mantidas no mensageiro. O anúncio ocorreu na última terça-feira (9), alguns meses após o lançamento da função no Brasil. Como o recurso não funcionava de forma completa por aqui, os usuários não devem sentir diferença.

Assistente Facebook M oferecia opções de interação com base na conversa  — Foto: Divulgação/Facebook Assistente Facebook M oferecia opções de interação com base na conversa  — Foto: Divulgação/Facebook

Assistente Facebook M oferecia opções de interação com base na conversa — Foto: Divulgação/Facebook

O Facebook M foi anunciado nos Estados Unidos em outubro de 2015 e apenas uma parcela de usuários tinha acesso a todos os recursos. Na prática, os funcionários do Facebook interferiam no algoritmo para melhorar as respostas cada vez mais. Por isso, a ferramenta era capaz de analisar o conteúdo do chat e oferecer sugestões de forma inteligente.

Além disso, com o recurso, era possível completar tarefas no mundo real, como enviar flores para alguém. Todas as ações eram feitas apenas por meio do chat do Messenger e a promessa da rede social era de que essa versão também chegaria a outros países. Agora, entretanto, todos os empregados envolvidos no projeto serão realocados para outras posições na companhia.

Vídeo ensina como ficar offline no Facebook Messenger

Vídeo ensina como ficar offline no Facebook Messenger

O Facebook M foi disponibilizado aos usuários brasileiros em outubro de 2017. O assistente pessoal, no entanto, realiza algumas opções mais simples. Com base na conversa, a inteligência artificial oferece sugestão de stickers, criar enquetes, enviar mensagens de aniversário e fazer chamadas de vídeo ou voz.

Facebook M: veja o que a assistente pode fazer

Recurso Como funciona
Enviar stickers: O Facebook M compartilha sugestões de stickers divertidos para suas interações cotidianas, como “obrigado” ou “tchau”, quando você escreve algumas dessas palavras na conversa.
Compartilhar localização: Se alguém perguntar "Onde você está?" ou se você disser algo como "Estou a caminho", o assistente pode sugerir que você compartilhe sua localização na conversa.
Criar uma enquete (somente em grupos): O Facebook M permite que você crie uma enquete sobre qualquer tema em grupos de conversa.
Enviar mensagens de aniversário: Se a pessoa com quem você está conversando individualmente no Messenger estiver fazendo aniversário, o assistente vai sugerir uma mensagem de aniversário.
Fazer uma chamada por voz ou vídeo: Se as pessoas em uma conversa expressarem a vontade de fazer uma ligação, o Facebook M irá sugerir uma conversa por áudio ou vídeo no Messenger.
MAIS DO TechTudo