Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, Para o TechTudo


O Facebook anunciou a chegada do Marketplace ao Brasil nesta segunda-feira (22). O recurso permite anunciar, comprar e vender produtos dentro da rede social. Com a novidade, é possível realizar transações de forma mais fácil e segura. O serviço, que existe desde 2016 e já funciona em 47 países, está chegando aos poucos para os brasileiros.

Para comprar produtos no Marketplace, é só procurar o nome do item que deseja no campo de busca, podendo filtrar os resultados por local, categoria ou preço. O usuário também pode salvar produtos para serem analisados ou negociados posteriormente. Já para vender algum produto, basta tirar fotos do item, descrevê-lo e colocar o preço.

Facebook Marketplace permite anunciar, comprar e vender produtos sem sair da rede social — Foto: Divulgação/Facebook Facebook Marketplace permite anunciar, comprar e vender produtos sem sair da rede social — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook Marketplace permite anunciar, comprar e vender produtos sem sair da rede social — Foto: Divulgação/Facebook

Vale ressaltar que o Marketplace não dispõe de plataforma para pagamento. A transação financeira será acordada e feita exclusivamente pelos usuários fora do Facebook, que podem utilizar o Messenger para a negociação. Além disso, a rede social não cobra taxas pelo intermédio da transação.

Na versão web do Facebook, o serviço está localizado na barra de atalhos da lateral da tela. Já na versão mobile, para celulares Android e iPhone (iOS), é possível acessar o Marketplace na barra principal, entre os ícones de notificações e solicitações de amizade.

Como apagar seu histórico de pesquisas no Facebook

Como apagar seu histórico de pesquisas no Facebook

Atualmente, 550 milhões de pessoas visitam grupos de compra e venda no Facebook todos os meses. Devido a grande procura, o serviço de negociação ganhou um espaço exclusivo na página principal da rede social. “Sabemos que as pessoas já usam o Facebook para comprar e vender entre elas em suas comunidades e, agora, estamos tornando esse processo mais fácil”, disse Karandeep Anand, diretor de gestão de produto do Marketplace.

O Facebook Marketplace está sendo implantado gradualmente e, em breve, estará disponível para todos os usuários do Brasil.

Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo