Mapas e localização

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google Maps ganhou uma nova edição para Android voltada a usuários com celulares básicos e que não possuem internet de alta velocidade (4G, por exemplo, ou Wi-Fi de qualidade). Chamado de Google Maps Go, com o detalhe do “Go” no nome, o app tem tudo para funcionar bem em smartphones com pouca memória, mesmo quando o sinal da rede 3G está fraco.

A novidade faz parte de uma iniciativa do Google que leva serviços a pessoas com acesso restrito às tecnologias mais avançadas do mundo móvel. Além do Maps Go, há o gerenciador de arquivos Files Go e o Android Go, uma versão simplificada do sistema operacional para celulares.

Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Maps Go carrega menos animações e outros recursos visuais ao executar cada função, o que acaba exigindo menos de celulares simples, além de recorrer menos à rede de dados. Segundo o Google, o app oferece atualizações em tempo real, direções, informações de transporte público, além de números de telefone e endereços de milhões de locais.

É possível escolher entre as visualizações de satélite, linhas de transporte, trânsito, bicicleta e relevo. Ao explorar um local, também é possível ver no modo Street View. Ao definir um trajeto, o usuário escolhe opções de rotas para carro, trem/ônibus e a pé.

Estão presentes funções mais recentes do Google Maps, como o compartilhamento de localização em tempo real. São poucos os recursos ausentes no Maps Go. Não é possível, por exemplo, chamar um Uber a partir de uma busca de local.

Como instalar o Google Maps Go

Baixe o Google Maps Go na página do TechTudo Downloads. O Maps Go utiliza a tecnologia de Progressive Web App para miniaturizar o código do aplicativo e o otimizar para rodar no navegador. A tecnologia é a mesma usada por apps que não são da gigante da internet, como o Twitter Lite. Por isso, o app requer que o Chrome esteja instalado no dispositivo.

Se o usuário também desejar fazer navegação por GPS em tempo real, é necessário baixar um app complementar, o Navegação do Google Maps Go.

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Participe da conversa no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo