Redes sociais

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O Instagram está testando uma função que entrega quem fizer a captura da tela do celular para gravar fotos e vídeos dos Stories de terceiros. Na última semana, algumas pessoas notaram que o app informava àqueles que tiravam prints da tela. Na próxima vez que registrassem a imagem, o usuário que fez a publcação seria notificado. Agora, o alerta foi estendido a quem também fizer a gravação. A novidade, divulgada nesta terça-feira (23) pelo site WABetaInfo, ainda é de caráter experimental e pode surpreender pessoas que tentarem burlar a detecção de screenshots.

Como marcar o perfil de um amigo em uma foto no Instagram

Como marcar o perfil de um amigo em uma foto no Instagram

Quando houver a captura de um storie, seja por print ou gravação, a ação passa a ser indicada de forma diferenciada para quem fez o post. Ao lado do nome de seu perfil, na lista de quem visualizou a história, será exibido um ícone que se assemelha a um flash.

Ícone que se assemelha a um flash indica quem tirou print ou gravou tela do seu Storie no Instagram — Foto: Reprodução/ WABetaInfo

Por enquanto, a função ainda não está habilitada e, por isso, é possível continuar salvando stories sem ser denunciado. De acordo com o WABetaInfo, o recurso será ativado remotamente, sem a necessidade de atualização do app (a não ser para aqueles que tenham versões muito antigas do Instagram).

Usuário receberá alerta quando tentar salvar vídeo ou foto do Instagram Stories pela primeira vez — Foto: Reprodução/ WABetaInfo

Aparentemente, quando a funcionalidade estiver vigente, quem fizer a cópia não será surpreendido e delatado em um primeiro momento, mas receberá um alerta, avisando que isso acontecerá, caso a ação se repita. “Da próxima vez que fizer um screenshot ou gravação da tela, a pessoa que postou a história poderá visualizar”, diz o recado.

Como ganhar curtidas no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo