Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A LG já deu uma prévia do que está por vir na CES 2018, a feira de tecnologia que ocorre anualmente em Las Vegas. No evento, que terá início em 9 de janeiro, a fabricante lançará a ThinkQ, interface de inteligência artificial que estará presente nas novas linha de smart TVs com OLED e super UHD. Além disso, a empresa anunciou que suas televisões vão contar com a Google Assistente.

Outra novidade está numa TV 8K de 88 polegadas, a primeira do mundo com esse tamanho e resolução a ostentar um painel OLED. Além dos mais de 33 milhões de pixels, a tecnologia do painel promete pretos intensos, cores vivas e ângulos de visão amplos.

LG vai mostrar TV 8K de 88 polegadas e inteligência artificial ThinQ na CES — Foto: Divulgação/LG LG vai mostrar TV 8K de 88 polegadas e inteligência artificial ThinQ na CES — Foto: Divulgação/LG

LG vai mostrar TV 8K de 88 polegadas e inteligência artificial ThinQ na CES — Foto: Divulgação/LG

TV 8K OLED de 88 polegadas

Essas foram as únicas especificações sobre a TV de 8K fornecidas pela LG. Os detalhes devem ser apresentados durante a CES, mas é possível prever que o preço ficará nas alturas. Pela própria falta de conteúdos produzidos em 8K, o modelo deve ser enquadrado na categoria de luxo, destinada aos usuários que não fazem questão de economizar.

ThinQ - inteligência artificial em TVs

Já sobre a tecnologia de inteligência artificial a fabricante deu mais detalhes. Combinando serviços de terceiros com uma plataforma desenvolvida pela própria empresa, o ThinQ possibilita que o usuário execute centenas de comandos de voz diretamente no controle remoto da smart TV.

O sistema ainda funcionará como um hub de casa inteligente, permitindo controlar outros produtos da companhia, como aspiradores robotizados, aparelhos de ar-condicionado, purificadores de ar, luzes inteligentes, alto-falantes inteligentes e outros dispositivos. Para isso, basta que o eletrônico possa se conectar à TV via Wi-Fi ou Bluetooth.

Novo processador α (Alpha) 9 promete cores mais realistas e taxas de até 120 qps — Foto: Divulgação/LG Novo processador α (Alpha) 9 promete cores mais realistas e taxas de até 120 qps — Foto: Divulgação/LG

Novo processador α (Alpha) 9 promete cores mais realistas e taxas de até 120 qps — Foto: Divulgação/LG

Google Assistente

Além da ThinQ, as novas TVs da LG devem contar também com suporte à Google Assistente, inclusive a linha ThinQ OLED e Super UHD TV. Anteriormente, a companhia apresentou televisões com o sistema de voz da própria marca, com uma plataforma baseada em web (webOS).

Com a novidade, os modelos da LG vão contar com duas assistentes. A ThinQ deve ser útil para recursos específicos de TV, como o comando de "desligar a televisão quando o programa terminar". Já a Google Assistente pode ser usada para controlar outros dispositivos domésticos, além de executar suas funções já conhecidas.

Processador α (Alpha) 9

As novas smart TVs OLED e super UHD também contam com um processador de imagem mais avançado. O novo α (Alpha) 9 promete entregar imagens mais realistas, com cores ricas, mais profundidade e nitidez. O resultado deve-se aos novos recursos avançados de mapeamento e às melhorias no algoritmo de correção de cores, que tornam os tons mais próximos aos vistos no mundo real.

O Alpha é projetado para suportar altas taxa de atualização de quadros. A tecnologia deve produzir imagens de movimento com transição mais fluídas, a 120 quadros por segundo. Assim, as televisões equipadas com o processador prometem melhor desempenho em games ou na reprodução de esportes e filmes de ação.

É importante reforçar que a LG divulgou apenas os primeiros detalhes sobre as novidades. Informações mais detalhadas devem ser reveladas durante a coletiva da fabricante na CES, que está marcada para a próxima segunda-feira (8). O TechTudo estará presente na feira para trazer todas as notícias em primeira mão.

Qual smart TV comprar: AOC, Samsung ou LG? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo