Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Pinterest e o Instagram são redes sociais indicadas para quem deseja encontrar boas ideias em fotos. Por meio delas, é possível achar dicas e novidades em posts sobre decoração, roupa, alimentação, esportes, viagem, tatuagem e diversos outros assuntos. Além disso, é possível seguir marcas e influenciadores digitais para saber a opinião de especialistas e também acompanhar todas as tendências de temas do seu interesse.

O TechTudo comparou os principais recursos das redes sociais. Descubra a seguir qual é a plataforma mais indicada para encontrar fotos que podem servir de inspiração.

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Número de usuários

De acordo com o site CNET, o Pinterest alcançou, em setembro de 2017, a marca de 200 milhões de usuários ativos mensais, ultrapassando, assim, o Snapchat que tem 173 milhões. A rede social, no entanto, não conseguiu chegar à posição de destaque do Instagram, que conta com 700 milhões de pessoas.

Pesquisar ideias

Tanto o Pinterest quanto o Instagram são vistos por muitos usuários como uma forma de buscar referências e inspirações em moda, decoração, vida saudável e outros temas. Em ambos, você pode seguir amigos, marcas, personalidades e influenciadores para ficar por dentro das tendências em assuntos que tem interesse. Dessa forma, é possível ter um feed personalizado com todas as postagens desses grupos.

O Instagram tem como diferencial as ferramentas para encontrar ideias, como os Stories (fotos e vídeos disponíveis por 24 horas), a busca por hashtags mais populares, além da possibilidade de seguir esses termos, e a aba "Explorar", que exibe as publicações que receberam bastante interação na rede social e podem agradar ao usuário.

Como deixar de seguir vários perfis do Instagram de uma só vez

Como deixar de seguir vários perfis do Instagram de uma só vez

Apesar disso, o Pinterest ganha nesse quesito, já que oferece a opção de escolher, desde o primeiro acesso, os assuntos que você tem mais interesse. Assim, as postagens vão aparecer no seu feed de acordo com o seu gosto. A aba "Pesquisar" é mais organizada e tem mais opções se comparada ao rival: "Tendências", "Animais", "Viagem", "Humor", "Tecnologia", "Comida e bebida", "Decoração", "Esportes", "Entretenimento", "Estilo Feminino", "Estilo Masculino", entre outras.

Além das publicações, a rede social também exibe hashtags relacionadas à cada uma das categorias. O Pinterest também tem o recurso de fazer pesquisa por imagem: basta tirar uma foto com a câmera do celular, selecionar uma imagem salva no smartphone ou escolher uma das imagens sugeridas pelo app para acessar um resultado correspondente à sua pesquisa e palavras-chave. Dessa forma, a busca por novas ideias fica mais fácil.

Filtros para pesquisar ideias em imagens no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro Filtros para pesquisar ideias em imagens no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Filtros para pesquisar ideias em imagens no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Salvar posts

O Instagram permite guardar uma postagem que o usuário gostou. Para isso, basta tocar no botão localizado no canto direito, logo abaixo da imagem ou do vídeo. Após a ação, o símbolo ficará preto, o que quer dizer que a postagem está armazenada na aba "Tudo". Caso queira criar uma pasta, vá até "Coleções", toque no ícone de mais (+) e escolha um nome. Ela ficará salva na sua coleção e somente você poderá acessá-la.

Aprenda a baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iOS ou na Web

Aprenda a baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iOS ou na Web

O Pinterest, entretanto, se destaca nesse quesito, pois possui uma ferramenta mais fácil e intuitiva. Há duas formas de armazenar uma publicação na rede social: toque no Pin e, depois, em "Salvar" ou clique no botão "Salvar", no canto inferior direito da tela. Outro diferencial, se comparado ao concorrente, é a facilidade de criar uma pasta para salvar a postagem. No Instagram, é necessário acessar outra tela para fazer o procedimento e, por consequência, seguir mais passos para concluir o processo.

Para criar uma pasta no Pinterest, é preciso selecionar uma pasta pré-definida pelo aplicativo ou fazer uma nova pasta em "Criar Pasta", tudo na mesma tela. Vale destacar que, diferentemente do Instagram, o usuário tem a opção de deixar a pasta aberta, com acesso livre para qualquer pessoa, ou mantê-la privada.

Salvar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro Salvar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Salvar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Compartilhar posts em outras redes

O Instagram tem uma limitação em relação compartilhamento de posts em outras redes sociais. Além de permitir o envio de fotos ou vídeos para os amigos, o aplicativo traz apenas outras duas opções: WhatsApp e Facebook Messenger. Também existe a possibilidade de copiar o link para compartilhar em outras plataformas, o que pode dar um pouco mais de trabalho. Já o compartilhamento no Pinterest é compatível com outros programas, como WhatsApp, Facebook, Messenger, Gmail e até o rival Instagram.

Compartilhar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro Compartilhar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Compartilhar posts no Pinterest e Instagram — Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro

Conclusão

Na disputa pelo posto de melhor rede para achar ideias em fotos, o Pinterest tende a se sair melhor do que o Instagram. Nele, o usuário pode achar posts interessantes com filtros mais detalhados e variados, além de ter uma maior organização para achar os assuntos de preferência. A plataforma também se destaca por salvar publicações de outras pessoas de forma mais fácil e oferecer mais opções de compartilhamento em outras redes sociais. Apesar do concorrente ter ferramentas mais eficazes, o Instagram leva a melhor em um aspecto: o app tem mais pessoas usando o seu serviço.

Via Cnet

Instagram não carrega fotos: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo