Por Thássius Veloso, da CES 2018, em Las Vegas


A Razer surpreendeu os participantes da CES 2018 ao apresentar o Projeto Linda, que prevê uma integração sem precedentes entre o computador e o celular. Para tanto, o notebook conta com um espaço onde normalmente ficaria o trackpad — e é justamente ali que o usuário deve encaixar o smartphone, que se torna o cérebro do equipamento.

O conceito híbrido ainda está em fase de protótipo. Segundo representantes da Razer, a ideia é oferecer aos donos do telefone da marca, o Razer Phone, uma experiência mais completa quando quiserem acessar as informações que normalmente ficariam no sistema Android, desta vez em uma tela maior.

Projeto Linda: Razer Phone ocupa espaço do trackpad — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Projeto Linda: Razer Phone ocupa espaço do trackpad — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Projeto Linda: Razer Phone ocupa espaço do trackpad — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

O notebook integrante do Projeto Linda tem tela touch com 13,3 polegadas, resolução Quad HD e taxa de atualização de 120 Hz. Em outras palavras, está acima da média, o que garante excelente visualização de vídeos e fotos. O desenho industrial do equipamento lembra o visto no Razer Blade, potente laptop da marca.

A ficha técnica do notebook, divulgada pela empresa, inclui HD de 200 GB, webcam com resolução HD (720p), uma porta USB-C e uma porta USB-C. A bateria de 56,6 Watts possibilita três cargas completas no Razer Phone enquanto ele está acoplado ao computador.

Notebook do Projeto Linda tem trava eletrônica que impede a retirada do telefone — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Notebook do Projeto Linda tem trava eletrônica que impede a retirada do telefone — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Notebook do Projeto Linda tem trava eletrônica que impede a retirada do telefone — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Poderoso telefone voltado para gamers, o Razer Phone tem memória RAM de 8 GB, processador Snapdragon 835 (8 núcleos de até 2,35 GHz) e armazenamento de 64 GB. Ele não foi lançado no Brasil.

Em demonstração ao TechTudo, o híbrido da Razer teve dificuldades para reconhecer múltiplos toques no trackpad. Além disso, o representante da marca que fazia a exibição do equipamento passou por apuros ao retirar o telefone do compartimento no laptop e depois tentou recolocá-lo, pois o computador não reconhecia o dispositivo. Ele ressaltou que o projeto está na fase inicial de desenvolvimento.

Não há previsão de chegada do Projeto Linda ao mercado.

O jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Panasonic.

MAIS DO TechTudo