A Samsung decidiu unificar todas as plataformas digitais que emprega para que os usuários controlem os mais variados dispositivos domésticos — de smart TVs a refrigeradores, passando por aparelhos de ar condicionado. Para tanto, a sul-coreana adotou o nome SmartThings para a classe de produtos conectados e que podem conversar entre si de forma digital. Além disso, os consumidores poderão controlar os equipamentos pelo celular.
Durante evento destinado a jornalistas e analistas de mercado, como parte da agenda da CES 2018, feira de tecnologia de Las Vegas, a companhia apresentou sua visão para o mundo conectado. Executivos também mencionaram produtos revelados recentemente pela gigante sul-coreana, como a The Wall, primeira smart TV modular da marca com 146 polegadas e o Notebook 9 Pen, laptop que funciona em conjunto com uma caneta eletrônica.
SmartThings: plataforma digital para controlar diversos equipamentos da Samsung — Foto: Thássius Veloso / TechTudo
A Internet das Coisas (IoT) marca presença, com a promessa de funcionamento com produtos de outras marcas. Desta forma, a Samsung repetiu o discurso da LG, que também prometeu a implementação de tecnologias que permitem ao consumidor operar dispositivos de diversas fabricantes.
No caso da Samsung, o controle de voz permitirá acionar as smart TVs e outros dispositivos. Para tanto, a companhia emprega a Bixby, assistente virtual que compreende falas. Ela já opera em celulares como o Galaxy S8 e Galaxy Note 8. No entanto, a Bixby funciona somente em dois idiomas atualmente: inglês e coreano.
Login fácil
Representantes da Samsung fizeram demonstrações de como a plataforma digital unificada funciona. Num dos exemplos, a smart TV com sistema Tizen começou a conversar eletronicamente com o celular. Não foi necessário digitar senhas nem qualquer informação de login, e o Spotify do smartphone rapidamente começou a reproduzir músicas na tela grande.
Da mesma forma, a TV pode mostrar quais são os ingredientes armazenados nos mais diversos espaços da geladeira. A tecnologia funciona como um Big Brother, capaz de exibir imagens quase em tempo real do interior do refrigerador.
Smart TV da Samsung poderá controlar iluminação da garagem e dos cômodos da casa, bem como temperatura — Foto: Thássius Veloso / TechTudo
Durante a coletiva, a companhia lembrou do lançamento da Wall, primeira TV modular da Samsung. Ela tem 146 polegadas, e pode ficar maior, dependendo da disposição (e bolso) da clientela em adquirir mais módulos.
Notebook 9 Pen
Samsung Notebook 9 Pen pesa menos de 1 kg — Foto: Thássius Veloso / TechTudo
A Samsung aproveitou o evento para divulgar também o Notebook 9 Pen, de dezembro, computador da marca que funciona em conjunto com uma caneta eletrônica. De acordo com a vice-presidente Alanna Cotton, a caneta stylus segue a mesma tecnologia vista na linha de celulares Galaxy Note. O equipamento é capaz de reconhecer diversos níveis de pressão e não precisa ficar ligado na tomada para recarregar a bateria.
No Brasil, a geração anterior de equipamentos da linha Notebook 9 recebeu outro nome comercial: os laptops são vendidos como Style S50 e Style S51.
O jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Panasonic.
Samsung, Sony, LG ou Philips, qual a melhor Smart TV do mercado? Opine no Fórum TechTudo