Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A JEDEC, desenvolvedora de padrões para a indústria de microeletrônica, acaba de anunciar a versão 3.0 do Universal Flash Storage (UFS). Ainda pouco conhecido do público, o UFS é uma memória flash criada para substituir o microSD e o eMMC – armazenamento integrado ao celular, presente nos smartphones atuais.

Sua principal vantagem é o ganho em velocidade de transferência de dados, além do baixo consumo de energia. O UFS 3.0 consegue transferir até 11,6 Gb/s por banda, taxa duas vezes maior do que a suportada pelo UFS 2.1, uma versão da tecnologia usada em alguns modelos de celulares premium. O novo padrão 3.0 ainda é capaz de trabalhar com duas faixas simultaneamente, resultando em uma transferência de até 23,2 Gb/s.

JEDEC anuncia padrão UFS 3.0, com taxas de transferência de dados de até 23,2 Gb/s  — Foto: Divulgação/Samsung JEDEC anuncia padrão UFS 3.0, com taxas de transferência de dados de até 23,2 Gb/s  — Foto: Divulgação/Samsung

JEDEC anuncia padrão UFS 3.0, com taxas de transferência de dados de até 23,2 Gb/s — Foto: Divulgação/Samsung

Identificado pelo código JESD220D, o UFS 3.0 também gasta menos energia do que o antecessor. A nova fonte de alimentação opera em 2,5 V, enquanto o padrão mais antigo funciona de 2,7 V a 3,6 V.

Outra novidade é a inclusão de recursos pensados para o mercado automotivo. A nova memória funciona em um intervalo de temperatura mais abrangente, indo de -40° C a 105° C, e é possível configurar alertas para temperaturas pré-definidas.

Houve ainda atualizações para melhorar a confiabilidade do sistema e atualizações em padrões relacionados. Todas estão disponíveis para baixar no site da JEDEC, com preços variáveis.

Uso da UFS 3.0 em celulares

A tecnologia UFS é usada em smartphones premium há algum tempo. A Samsung empregou esse tipo de memória pela primeira vez no Galaxy S6, de 2015. O OnePlus 5, lançado em 2017, utiliza a UFS 2.1.

Apesar disso, a maior parte dos celulares ainda usa armazenamento eMMC, três vezes mais lento do que o UFS 2.1, portanto, seis vezes inferior ao novo padrão. Rumores indicam que o Galaxy S9 vai usar a versão 3.0, mas essa informação ainda não foi confirmada pela fabricante sul-coreana.

Com informações: JEDEC

O que é eMMC? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo