Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Telegram X é um nova versão do mensageiro russo que intrigou usuários na última semana ao aparecer na Google Play Store e na App Store. Apesar do lançamento sem alarde, o aplicativo para Android e iPhone (iOS) é um cliente oficial do Telegram. Ao instalar no celular, a proposta da novidade fica clara: oferecer uma versão mais rápida e leve que o app principal, com entrega ágil de mensagens, animações mais fluidas e recursos experimentais antes do programa tradicional. Mas também há vários elementos visuais inspirados no rival WhatsApp.

O mensageiro é famoso por existir em formatos alternativos – caso do ZapZap –, portanto, inicialmente, usuários não sabiam a procedência do download. A previsão era anunciar o novo app no fim de 2018. No entanto, o lançamento parece ter sido antecipado nas lojas oficiais de Google e Apple para celulares.

Telegram X agrupa mensagens e ligações como o WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves Telegram X agrupa mensagens e ligações como o WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Telegram X agrupa mensagens e ligações como o WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

A primeira diferença notável entre os dois apps do Telegram é o ícone, que ganha coloração cinza na versão X. Além disso, o novo programa está disponível apenas em inglês e vem configurado com o tema escuro por padrão. A aparência também conta com algumas mudanças importantes. A tela inicial, por exemplo, se parece com a do WhatsApp, com colunas separadas para chats e chamadas.

Um dos recursos testados no Telegram X é o acesso a uma janela pop-up de opções ao manter um chat pressionado por mais tempo. A tela permite visualizar rapidamente o conteúdo da conversa e traz opções para desligar notificações, fixar ou excluir o chat. Ao navegar pelas mensagens recebidas, é possível compartilhar o conteúdo rapidamente com um deslize lateral.

Telegram X permite espiar conversa e compartilhar com um deslize lateral — Foto: Reprodução/Paulo Alves Telegram X permite espiar conversa e compartilhar com um deslize lateral — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Telegram X permite espiar conversa e compartilhar com um deslize lateral — Foto: Reprodução/Paulo Alves

No menu lateral, o app exibe a foto do usuário em formato maior no topo. Outra novidade parece ter sido herdada do WhatsApp: ao enviar várias imagens para um contato, elas são organizadas automaticamente em uma espécie de galeria.

Telegram X organiza imagens em forma de galeria — Foto: Reprodução/Paulo Alves Telegram X organiza imagens em forma de galeria — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Telegram X organiza imagens em forma de galeria — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Segundo o portal Android Police, o Telegram X tem origem no Challegram, um aplicativo não-oficial que foi adquirido pelo Telegram. Desde então, os russos teriam optado por usar o programa para experimentar novas funções. Não se sabe se o app poderá, eventualmente, substituir o app distribuído atualmente e se tornar a versão principal do mensageiro para Android e iOS.

Telegram: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas

Com informações: Android Police

Qual é o mensageiro mais seguro? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo