Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O WhatsApp está testando um novo recurso que permite salvar mensagens de áudio de forma automática, caso ocorra alguma interrupção durante a gravação, como celular desligar sozinho ou ligação via celular ou app. Além disso, a função oferece a possibilidade da pessoa ouvir a sua própria mensagem de voz antes de enviá-la para alguém, ajudando a se certificar que ela está pronta para ser compartilhada. A novidade está disponível apenas para alguns usuários na versão 2.18.10 do aplicativo para iOS (iPhone). A atualização também pode chegar para dispositivos com Android, mas nada foi confirmado oficialmente por enquanto.

Versão de teste para iPhone do WhatsApp salva áudio antes de enviar para contato — Foto: Marvin Costa/TechTudo Versão de teste para iPhone do WhatsApp salva áudio antes de enviar para contato — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Versão de teste para iPhone do WhatsApp salva áudio antes de enviar para contato — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como funciona o recurso?

A mensagem de áudio será automaticamente salva toda vez que o usuário for interrompido por algum imprevisto: celular desligar por estar sem bateria e ligação tanto telefônica quanto no app, por exemplo, ou usar ao mesmo tempo outras funções do WhatsApp - como ouvir áudio de algum amigo e sair do aplicativo. Dessa maneira, você não corre o risco de perder tudo o que já tinha sido gravado, já que a ferramenta salva o andamento do procedimento em segundo plano.

Quando o usuário voltar para o WhatsApp, após a interrupção da gravação, o áudio estará intacto, ou seja, da mesma forma que você gravou no exato momento do imprevisto. A mensagem permanecerá na caixa de envio permitindo, inclusive, que a pessoa possa ouvir o conteúdo antes de enviar para um contato ou grupo do aplicativo. Caso esteja tudo certo, é só enviar o áudio ou, se for o caso, complementar com outra mensagem de voz.

WhatsApp: funções curiosas do status 

WhatsApp: funções curiosas do status

Outra novidade do WhatsApp, exclusiva para usuários do iPhone, é o recurso que trava mensagens de áudio. A ferramenta, anunciada em novembro de 2017, permite que o usuário grave uma mensagem de voz de uma forma mais fácil: basta bloquear o gravador com apenas um gesto para que ele continue captando a voz sem a necessidade de pressionar o ícone de microfone com o dedo.

MAIS DO TechTudo