Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O WhatsApp para iPhone (iOS) ganhou uma atualização que deixa mais cômodo assistir a vídeos no aplicativo. A partir de agora, o conteúdo do YouTube roda dentro da janela de chat, sem carregar o link em um navegador externo ou abrir outro app. Ao dar o play, o vídeo passa para uma janela flutuante, que fica ativa na tela mesmo quando o usuário abre outras telas do mensageiro, como grupos, contatos ou configurações – ou seja, não é preciso permanecer na conversa na qual o link foi recebido.

A novidade chega apenas para o sistema da Apple, mas deverá ser liberada em breve também para Android. Para obter o recurso, usuários do iPhone devem atualizar o WhatsApp para a versão 2.18.11 ou superior diretamente pela App Store.

WhatsApp ganha função para assistir a vídeos do YouTube dentro do mensageiro — Foto: Viviane Werneck/TechTudo WhatsApp ganha função para assistir a vídeos do YouTube dentro do mensageiro — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

WhatsApp ganha função para assistir a vídeos do YouTube dentro do mensageiro — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Com o recurso, a prévia do vídeo na conversa continua como antes, mas há uma mudança na interação do usuário com a mensagem. Ao clicar no link, o usuário vai para o YouTube no navegador ou no app. Mas, se optar por tocar no botão de play, o conteúdo começa a rodar dentro do WhatsApp.

Por padrão, o vídeo começa a ser reproduzido em tela cheia no celular. Para diminuir a janela e obter o modo flutuante, é preciso tocar no botão de minimizar na parte superior. Há ainda outros dois atalhos: para iniciar e pausar a reprodução, e outro para fechar o quadro móvel dentro do WhatsApp. Com a janela independente ativa, o usuário pode navegar pelos menus do mensageiro sem interferir no vídeo.

WhatsApp agora permite assistir a vídeos do YouTube sem sair do app — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull WhatsApp agora permite assistir a vídeos do YouTube sem sair do app — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

WhatsApp agora permite assistir a vídeos do YouTube sem sair do app — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Uma função similar já estava disponível no Telegram, um dos principais rivais do WhatsApp. O app de mensagens também permite que vídeos do YouTube sejam abertos internamente.

A nova forma de exibição só é possível porque o YouTube oferece aos criadores de aplicativos uma tecnologia chamada de API, que possibilita carregar os vídeos da plataforma em outros ambientes digitais. Em resposta ao TechTudo, o portal de vídeos esclareceu que “não temos nenhuma ingerência sobre aplicativos, sites ou serviços de terceiros”.

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

MAIS DO TechTudo