Xperia XA2 e Xperia L2 se tornam realidade; conheça 'super' intermediários

Japoneses da Sony também realizam lançamento do Xperia XA2 Ultra.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thássius Veloso, da CES 2018, em Las Vegas

Os amantes de celulares da Sony têm um motivo para comemorar neste início de ano: a fabricante anunciou o lançamento de três smartphones que devem chegar ao Brasil nos próximos meses. Xperia XA2, Xperia XA2 Ultra e Xperia L2 são atualizações de modelos que existem atualmente no mercado.

A companhia continua apostando no que chama de “super intermediários”, classe dos telefones que trazem alguns recursos vistos em dispositivos mais caros, mas que têm por objetivo sustentar um preço mais pé no chão.

Xperia XA2 tem leitor de digitais na parte de trás (Foto: Divulgação / Sony) Xperia XA2 tem leitor de digitais na parte de trás (Foto: Divulgação / Sony)

Xperia XA2 tem leitor de digitais na parte de trás (Foto: Divulgação / Sony)

Todos os novos modelos oferecem a segurança por biometria, o que na prática permite ao usuário desbloquear o sistema Android apenas encostando o dedo no sensor. Desta vez, o leitor de impressões digitais fica na parte de trás, e não mais na lateral, conforme é no Xperia XA1.

Fotografar é o principal destaque tanto do Xperia XA2 (sucessor do Xperia XA1) quanto do Xperia XA2 Ultra, uma vez que ambos contam com câmera capaz de bater fotografias em 23 megapixels. O sensor da grife Exmor RS — o mesmo que a Sony vende para outras fabricantes — tem tamanho físico mais amplo, o que eleva a qualidade da imagem. Ele tem ISO 12.800, o que em tese permite realizar registros em condições de baixíssima luminosidade. Ainda é preciso testar o equipamento para bater o martelo sobre este detalhe da ficha técnica.

O Xperia XA2 tem câmera frontal de 8 megapixels. Ela é uma grande angular de 120 graus, o que se traduz em imagens com uma parcela maior do cenário ou mais amigos participando da composição.

Xperia XA2 Ultra traz câmera frontal de 13 megapixels (Foto: Divulgação / Sony) Xperia XA2 Ultra traz câmera frontal de 13 megapixels (Foto: Divulgação / Sony)

Xperia XA2 Ultra traz câmera frontal de 13 megapixels (Foto: Divulgação / Sony)

Neste quesito, o Xperia XA2 Ultra (evolução do XA1 Ultra) sai na frente: conta com câmera de selfies de 16 megapixels.

A Sony aposta no processador Snapdragon 630 como parte integrante do hardware dos aparelhos. Considerado um chip intermediário, ele tem promessa de bom desempenho nas tarefas do cotidiano. Ainda assim, torna-se notável a falta de um processador da linha mais nobre da Qualcomm, como o Snapdragon 835 visto em modelos de marcas concorrentes.

Provável opção mais em conta, o Xperia L2 (nova geração do Xperia L1) tem tela de 5,5 polegadas, porém com resolução apenas HD (1280 x 720 pixels). O conjunto de câmeras faz fotos em 13 megapixels (principal) e 8 megapixels (frontal). A companhia japonesa ressaltou que o modelo estará disponível em versões com entrada para um ou para dois chips de telefone (dual chip, portanto) “em mercados selecionados”.

Xperia L2 funciona com até dois chips de telefonia (Foto: Divulgação / Sony) Xperia L2 funciona com até dois chips de telefonia (Foto: Divulgação / Sony)

Xperia L2 funciona com até dois chips de telefonia (Foto: Divulgação / Sony)

A Sony deve detalhar as especificações técnicas dos telefones nesta segunda-feira (8), durante o primeiro dia de lançamentos da CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo. O evento acontece em Las Vegas ao longo da semana.

O jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Panasonic.

Falha nos processadores: como corrigir? Veja dicas no Fórum TechTudo

Como escolher um novo celular: vídeo traz cinco quesitos fundamentais

Como escolher um novo celular: vídeo traz cinco quesitos fundamentais

MAIS DO TechTudo