XPS 13: notebook da Dell tem 'tela infinita' e bateria de longa duração

Nova geração do notebook top de linha será apresentada na CES 2018. Produto chega ao Brasil ainda neste mês

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Aline Batista, da redação

O notebook XPS 13 da Dell ganhou uma nova geração nesta quinta-feira (4). O modelo representa a atualização da linha premium e tem como destaque a "tela infinita", que proporciona medidas de um laptop de 11 polegadas, apesar do display de 13,3”. Por causa das bordas mínimas, o produto é considerado o menor notebook de 13" do mundo.

Além disso, o dispositivo oferece a maior autonomia de bateria de sua categoria, com promessa de duração de até 19 horas e 46 minutos, de acordo com a fabricante. O XPS 13, que será mostrado na CES 2018, chega aos Estados Unidos custando US$ 999 (cerca de R$ 3.310, em conversão direta, sem impostos). Por enquanto, o preço para o Brasil não foi revelado, mas a Dell garante que o produto chega por aqui ainda neste mês.

Dell Apresenta XPS 13: notebook chega no Brasil este mês (Foto: Divulgação/Dell) Dell Apresenta XPS 13: notebook chega no Brasil este mês (Foto: Divulgação/Dell)

Dell Apresenta XPS 13: notebook chega no Brasil este mês (Foto: Divulgação/Dell)

Como é de costume, nos últimos três anos, a fabricante vem atualizando os dispositivos da linha com mudanças no processador e nas conectividades. No entanto, dessa vez, o modelo também recebeu um novo design e funcionalidades. O laptop é construído a partir de uma peça única de alumínio e, por isso, está 30% mais fino do que a geração passada, além de ser mais leve, pesando 1,21 kg.

A ficha técnica do notebook mantém o processador Intel de 8ª geração com quatro núcleos e promessa de alto desempenho. Há opções com o chip i5-8250U, com 6 MB de cache e clock de até 3,4 GHz, ou com o chip i5-8550U, 8 MB e 4,0 GHz. A memória RAM é do tipo dual channel e pode ter 8 GB ou 16 GB. Já os gráficos ficam por conta de uma placa Intel UHD Graphics 620.

O grande diferencial do novo XPS 13 em relação ao desempenho é a tecnologia de resfriamento GORE Thermal, que consegue transferir níveis de calor menores que os do ar. Por conta disso, o dispositivo deve superar a performance de outros aparelhos com o mesmo processador. No quesito armazenamento, o laptop oferece 128 GB do tipo SATA e opções de 256 GB, 512 GB e 1 TB do tipo PCIe SSD para melhor performance. A versão anterior tinha SSD de, no máximo, 512 GB.

Dell XPS 13 possui recursos exclusivos para streaming de vídeos (Foto: Divulgação/Dell) Dell XPS 13 possui recursos exclusivos para streaming de vídeos (Foto: Divulgação/Dell)

Dell XPS 13 possui recursos exclusivos para streaming de vídeos (Foto: Divulgação/Dell)

Além disso, o notebook roda Windows 10 e vem com uma novidade: agora, a câmera suporta o Windows Hello, que utiliza reconhecimento facial para acessar o sistema. Já a bateria do XPS 13 possui 52 WHr e promete duração de até quase 20 horas. Vale lembrar que o componente não é removível.

O notebook tem display touch, com resolução 4K Ultra HD (3840 x 2160 pixels), que supera o QHD+ (3200 x 1800 pixels) da versão anterior. Em relação às conectividades, ele oferece duas portas Thunderbolt 3, uma entrada USB-C, leitor de cartão microSD e entrada padrão para fones de ouvidos.

Além da tela infinita, o modelo é o primeiro produto da marca a vir com a tecnologia Dell Cinema, com melhorias no hardware e software voltadas para a exibição de vídeos em streaming. O laptop possui o programa Smartbyte, que prioriza o uso da Internet para funções de vídeos, como reprodução de filmes ou videoconferências, evitando travamentos e interrupções. Pensando na experiência audiovisual, a fabricante também incluiu no XPS 13 uma tela com resolução 4K e compatibilidade com HDR, além de calibragem sonora Waves MaxxAudio Pro para sons mais precisos.

Com previsão de lançamento no Brasil ainda para este mês, o XPS 13 está disponível em duas versões: uma com a parte externa prateada e o interior preto e outro modelo com o exterior rosa e a parte interna branca.

Qual linha de Notebook é melhor: Dell ou HP? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo