Por Thássius Veloso, da redação


Depois de anunciar que o Android Pay sairia de cena, nesta terça-feira (20) o Google divulgou a chegada de um novo aplicativo de carteira virtual: o Google Pay pode ser baixado no celular Android. Uma vez que esteja configurado, o consumidor só precisa encostar o smartphone na máquina eletrônica dos estabelecimentos comerciais (supermercados, restaurantes, farmácias, padarias etc) para realizar o pagamento.

O gigante tecnológico também revelou um reforço de peso: a inclusão do Bradesco no rol de bancos parceiros do Google Pay. Correntistas com cartão de crédito Visa (todas as categorias) podem usar o sistema a partir de hoje.

Telas do aplicativo Google Pay, sucessor do Android Pay e Google Wallet — Foto: Divulgação/Google Telas do aplicativo Google Pay, sucessor do Android Pay e Google Wallet — Foto: Divulgação/Google

Telas do aplicativo Google Pay, sucessor do Android Pay e Google Wallet — Foto: Divulgação/Google

O novo app do Google Pay oferece a aba "Página inicial" com as informações mais importantes para o usuário naquele momento. De acordo com a empresa, é possível consultar as compras recentes, com direito ao nome do estabelecimento e o valor pago. A aba "Cartões" exibe todas as opções de pagamento do Google Pay, com cartões de crédito e débito, programas de fidelidade vales-presente.

Segundo o Bradesco, o serviço é gratuito e está disponível apenas para correntistas com cartão de crédito Visa. Para ativá-lo, o cliente precisa entrar em contato com a central de atendimento do banco para receber um código de segurança. Depois de ativado, basta o usuário encostar o celular no terminal de pagamento para que o processo seja concluído, sem o uso de senhas ou PINs. O aplicativo ainda permite que participantes do programa Livelo continuem pontuando com as suas compras.

O Google Pay depende da conectividade por NFC, presente na maioria dos celulares mais recentes. A tecnologia permite comunicação sem fio e com segurança entre dispositivos próximos.

O Google Pay funciona exclusivamente em celulares com sistema Android. Por motivos óbvios, ele não está disponível no iPhone. O Brasil vive um boom de interesse em pagamentos móveis, a ponto de o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, confirmar que a empresa pretende lançar a vertente nacional do Apple Pay "nos próximos meses".

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo