Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


O Apple Pay, carteira digital da Apple, vai desembarca no Brasil “nos próximos meses”, de acordo com o presidente-executivo Tim Cook. Ele confirmou a chegada do serviço durante o anúncio dos resultados financeiros da Apple, nesta quinta-feira (1º). A expectativa é de que a estreia do serviço de pagamentos para iPhone, Apple Watch e iPad ocorra breve. Com isso, Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a novidade.

No entanto, ainda não há muitos detalhes sobre uma data específica – o material apenas diz que o Apple Pay estará disponível dentro dos próximos meses. O serviço ganhou uma página em português dentro do site da Maçã, o que sinaliza que estamos próximos de um anúncio oficial.

Carteira digital da Apple permite pagar por proximidade — Foto: Divulgação/Apple Carteira digital da Apple permite pagar por proximidade — Foto: Divulgação/Apple

Carteira digital da Apple permite pagar por proximidade — Foto: Divulgação/Apple

O Apple Pay foi uma das primeiras carteiras digitais para smartphones a serem lançadas. O serviço estreou em 2014 no Estados Unidos, com o lançamento dos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Com ele é possível cadastrar cartões de débito e crédito e pagar contas utilizando o NFC, bastando apenas aproximar o celular da maquininha. A validação é feita pelo Touch ID, ou por Face ID, no caso do iPhone X.

Ele funciona com iPhones a partir da 6ª geração, incluindo o iPhone SE, Apple Watch e iPads com o leitor de digitais. Também é possível usar o serviço no Safari para Mac, por meio da comunicação com o iPhone, ou de forma nativa no MacBook Pro com Touch ID, introduzido em 2016.

Ainda não há confirmção sobre os bancos compatíveis, mas a página brasileira do Apple Pay dá algumas pistas. Nas fotos há apenas cartões do banco Itaú, o que reforça a tese de que, pelo menos no início, a carteira digital da maçã será exclusiva para clientes da instituição financeira. Há expectativa de que ele funcione apenas nas contas premium Personnalité e Uniclass. A única informação confirmada é a bandeira dos cartões: Visa e Mastercard.

Apenas contas premium do Itaú aparecem no site do Apple Pay — Foto: Divulgação/Apple Apenas contas premium do Itaú aparecem no site do Apple Pay — Foto: Divulgação/Apple

Apenas contas premium do Itaú aparecem no site do Apple Pay — Foto: Divulgação/Apple

Concorrentes

O Apple Pay desembarca no país com atraso. O Samsung Pay está disponível por aqui desde 2016, enquanto o Android Pay chegou ao Brasil em novembro do ano passado.

Ainda há muitas dúvidas a respeito das regras do Apple Pay no Brasil. Além disso, também não há nenhuma informação sobre o número de estabelecimentos que devem aceitar o tipo de pagamento. No site aparece apenas duas lojas online: Magazine Luiza e Petlove.

Com informações: 9 To 5 Mac e Apple

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo