Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Caterpillar lançou o CAT S61, smartphone Android com câmera térmica e que mantém, como característica, a alta resistência dos seus aparelhos, especialmente pela fabricante já atuar na indústria da construção pesada e fabricação de tratores. O S61 tem tela de 5,2 polegadas e resolução Full HD, mantendo o design robusto e resistente, com capacidade de sobreviver a mergulhos de até três metros por até uma hora (proteção IP68) e corpo de alumínio super-resistente.

A câmera térmica do novo modelo é, inclusive, de resolução superior à usada no antecessor, o S60. Seu grande destaque, no entanto, se mantém. O smartphone é capaz de mapear o calor por meio do infravermelho e pode ver, até mesmo, o que está atrás do revestimento de uma parede. Por conta disso, o celular pode ser um bom acessório para quem trabalha com construção civil.

Super-resistente, aparelho tem câmera térmica HD e preço de iPhone X no mercado europeu — Foto: Divulgação/Caterpillar Super-resistente, aparelho tem câmera térmica HD e preço de iPhone X no mercado europeu — Foto: Divulgação/Caterpillar

Super-resistente, aparelho tem câmera térmica HD e preço de iPhone X no mercado europeu — Foto: Divulgação/Caterpillar

Esta câmera térmica é o grande diferencial disponível no aparelho da Caterpillar. O sensor é capaz de gerar imagens mostrando gradações que vão do -20 aos 400 graus Celsius em resolução HD (1280 x 720 pixels), notavelmente superior aos 640 x 480 pixels possíveis na geração anterior do componente, empregada no S60.

Outra ferramenta interessante agregada ao conjunto é um sensor laser capaz de medir distâncias automaticamente, fornecendo medidas de comprimento e área diretamente na tela do celular. O S61 conta, ainda, com um sensor de qualidade do ar, que pode emitir alertas se identificar a presença de partículas perigosas em alta concentração.

Celular tem configurações intermediárias, mas se destaca pelos sensores inusitados e pela resistência — Foto: Divulgação/Caterpillar Celular tem configurações intermediárias, mas se destaca pelos sensores inusitados e pela resistência — Foto: Divulgação/Caterpillar

Celular tem configurações intermediárias, mas se destaca pelos sensores inusitados e pela resistência — Foto: Divulgação/Caterpillar

O S61 da Caterpillar sai de fábrica com o Android Oreo instalado, inclusive com a promessa de receber o futuro Android P, e congrega boas especificações técnicas: o processador é o octa-core Snapdragon 630 da Qualcomm, combinado a 4 GB de memória RAM. Há 64 GB de espaço para dados, que podem ainda ser expandidos com o uso de cartões de memória microSD. A câmera principal tem 16 megapixels e a dianteira 8 MP. A bateria é ampla, com 4.500 mAh.

Embora tenha perfil intermediário, o aparelho da Caterpillar acaba apresentando preço salgado. Anunciado a € 899 (R$ 3.584 em conversão direta) na MWC 2018, o celular tem preço de iPhone X no mercado europeu e norte-americano.

Conheça o CAT S60, celular com câmera termal

Conheça o CAT S60, celular com câmera termal

Via The Verge

MAIS DO TechTudo