Por Paulo Alves, para o TechTudo


O OneNav é uma tecnologia da Motorola que transforma o sensor de impressões digitais do celular em um trackpad – uma superfície tátil que permite a navegação por gestos no smartphone. A tecnologia está presente nos telefones mais recentes das linhas Moto G, Moto X e Moto Z, aparecendo pela primeira vez no lançamento dos Moto G5 e Moto G5 Plus, em fevereiro de 2017.

A quinta geração da família Moto G estreou o leitor biométrico frontal com maior área de contato, que hoje é característico de vários celulares da fabricante. Anteriormente o componente era capaz apenas de reconhecer o dedo do usuário.

Leitor biométrico do Moto G5S também funciona como botões de navegação — Foto: Ana Marques/TechTudo Leitor biométrico do Moto G5S também funciona como botões de navegação — Foto: Ana Marques/TechTudo

Leitor biométrico do Moto G5S também funciona como botões de navegação — Foto: Ana Marques/TechTudo

Funções do OneNav

Uma vez habilitado, o recurso permite deslizar para as laterais para voltar ou abrir a tela de multitarefas. O sensor também faz as vezes de botão home, levando o usuário à tela inicial com um toque na superfície. Ao manter o leitor de digitais pressionando por cerca de dois segundos, a tela pode ser bloqueada. Por fim, ao repousar o dedo por um tempo mais prolongado, o smartphone ativa a Google Assistente.

A precisão do comando pode variar conforme o celular. Embora tenham praticamente a mesma aparência, os sensores usados em diferentes modelos da Motorola apresentam diferença de desempenho. Por isso, a tendência é que o reconhecimento de gestos seja melhor um aparelho de categoria premium, em comparação com um Moto G.

Benefícios da navegação por gestos

A grande vantagem do OneNav (chamado também de “navegação em um toque”) é ocultar os botões tradicionais de navegação do Android para liberar mais espaço na tela do celular. Ao usar o sensor para acionar as teclas de voltar, apps recentes e início, o Android libera o rodapé do display para mostrar mais conteúdo de aplicativos abertos. É uma maneira de aproveitar por completo os pixels na tela, usando a totalidade do espaço disponível.

Modelos compatíveis com o OneNav

Desde o lançamento do Moto G5, quase todos os novos celulares da Motorola trazem sensor de digitais multifunção, com tecnologia OneNav. Veja, a seguir, a lista de modelos compatíveis com a tecnologia de navegação por gestos.

Como ativar o OneNav no celular da Motorola

Passo 1. Abra o aplicativo "Moto" no seu celular e acesse o menu ”Ações”. Se o seu aparelho for compatível com o recurso OneNav, o app irá exibir no topo a opção “Navegação em um toque”. Toque sobre ela para abrir os ajustes.

Acesse o meu de navegação em um toque do app Moto — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse o meu de navegação em um toque do app Moto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse o meu de navegação em um toque do app Moto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Ative a chave na parte de cima da tela para ocultar automaticamente os botões de navegação do Android. A partir daí o sensor já pode ser usado com gestos para acionar as mesmas funções. Por último, toque na seta na parte de baixo para selecione a direção dos gestos de apps recentes e voltar.

Ative a navegação por gestos para ocultar os botões do Android e liberar espaço na tela — Foto: Reprodução/Paulo Alves Ative a navegação por gestos para ocultar os botões do Android e liberar espaço na tela — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Ative a navegação por gestos para ocultar os botões do Android e liberar espaço na tela — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Moto X4: conheça o novo modelo da Motorola

Moto X4: conheça o novo modelo da Motorola

MAIS DO TechTudo