Por Caroline Parreiras, para o TechTudo


Os lançamentos dos poderosos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, da Samsung, estão entre os mais aguardados do mercado de celulares, em 2018. Neste ano, a marca já trouxe para o Brasil o Galaxy A8 (2018), mas promete outras novidades com seus smartphones top de linha, especialmente com o avanço da tecnologia de inteligência artificial para aparelhos móveis, além da melhoria no hardware e nas câmeras dos seus telefones.

Veja, a seguir, as principais novidades da Samsung aguardadas para 2018.

Entre as novidades da Samsung para 2018 está o lançamento do S9 e S9+ — Foto: Reprodução/Venture Beat Entre as novidades da Samsung para 2018 está o lançamento do S9 e S9+ — Foto: Reprodução/Venture Beat

Entre as novidades da Samsung para 2018 está o lançamento do S9 e S9+ — Foto: Reprodução/Venture Beat

Galaxy S9 e S9 Plus

Com anúncio marcado para o dia 25 de fevereiro, o Galaxy S9 e o Galaxy S9 Plus tiveram sua ficha técnica vazada, aumentando a expectativa sobre os smartphones. Os novos modelos devem se parecer fisicamente com o Galaxy S8 e o Galaxy S8+, mas trazer melhorias em quesitos como câmera e processamento.

O chipset escolhido seria o Exynos 9810, processador de 8 núcleos fabricado pela própria Samsung, que tem como diferencial o suporte à conexão 5G. Na China e nos Estados Unidos, espera-se que os smartphones sejam equipados com o Qualcomm Snapdragon 845. O processador é também octa-core e compatível com realidade virtual e aumentada, o que pode ser aproveitado pela Samsung, principalmente para oferecer novas funcionalidades nas câmeras.

Já a memória RAM pode ser de 4 GB no modelo de 5,8 polegadas e de 6 GB no de 6,2 polegadas. Também é esperada uma variação no armazenamento interno, que seria de 64 GB no S9 e de 128 GB no S9 Plus.

Galaxy S9 e S9 Plus devem repetir design do Galaxy S8, mas trazer novidades nas câmeras, hardware e software — Foto: Camila Peres/TechTudo Galaxy S9 e S9 Plus devem repetir design do Galaxy S8, mas trazer novidades nas câmeras, hardware e software — Foto: Camila Peres/TechTudo

Galaxy S9 e S9 Plus devem repetir design do Galaxy S8, mas trazer novidades nas câmeras, hardware e software — Foto: Camila Peres/TechTudo

Com o Galaxy S9, a Samsung deve trazer uma série de novidades, como uma nova interface que utiliza inteligência artificial, câmera com 480 quadros por segundo no modo super-câmera lenta, além da compatibilidade com o novo modelo de DeX, doc que transforma o smartphone em PC. O anúncio oficial dos celulares está marcado para o próximo domingo, dia 25, no Congresso Mundial de Mobilidade (MWC), em Barcelona.

Câmera com abertura de lentes variáveis

Um dos destaques do Galaxy S9 e do Galaxy S9 Plus pode ser a abertura variável da lente da câmera traseira. A especulação é de que a câmera com sensor de 12 megapixels com abertura que pode ser alterada conforme o uso, indo de f/1.5 até f/2.4.

O funcionamento deve ser de maneira semelhante a uma câmera profissional. Ao permitir a entrada de mais luz em ambientes mais escuros, e capturando menos luz em lugares iluminados, a qualidade das fotos é otimizada em termos de luminosidade. Dessa maneira, a câmera pode se ajustar de acordo com o ambiente que está sendo fotografado.

Samsung promete uma nova experiência com o uso da câmera do S9 — Foto: Reprodução/ YouTube Samsung promete uma nova experiência com o uso da câmera do S9 — Foto: Reprodução/ YouTube

Samsung promete uma nova experiência com o uso da câmera do S9 — Foto: Reprodução/ YouTube

Dual camera em smartphone mais barato

Com o anúncio do módulo Isocell Dual da Samsung, espera-se que a marca lance smartphones com câmera dupla mais baratos, ainda em 2018. O componente não é de uso exclusivo da empresa, o que quer dizer que outras marcas também podem estar preparando novidades para os sensores dos seus próximos telefones.

O módulo de baixo custo foi pensado em duas versões. A primeira combina sensores de 13 megapixels e 5 megapixels, com foco em imagens com efeito bokeh, ou Modo Retrato, como a Apple chama. Já a segunda teria dois sensores de 8 megapixels, com a finalidade de oferecer imagens claras mesmo em ambientes pouco iluminados.

Galaxy Note 8 foi primeiro celular Samsung a ter câmera dupla — Foto: Luciana Maline/TechTudo Galaxy Note 8 foi primeiro celular Samsung a ter câmera dupla — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Galaxy Note 8 foi primeiro celular Samsung a ter câmera dupla — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O primeiro smartphone da Samsung com a tecnologia foi o Galaxy Note 8, topo de linha da marca. No mercado brasileiro, um dos telefones mais em conta com câmera dupla vendido atualmente é o Moto G5S Plus, que tem preço sugerido de R$ 1.299 na loja virtual da Motorola.

Samsung DeX

Com lançamento aguardado para o mesmo dia do Galaxy S9, a nova versão do DeX Station da Samsung deve funcionar como uma espécie de touchpad. A versão atual do acessório é usada para permitir que o Galaxy S8 e o S8+ funcionem como desktops quando conectados a um monitor, teclado e mouse.

Na nova geração, o smartphone deve servir como touchpad ou teclado virtual quando conectado à dock e a um monitor, o que deixaria de lado a necessidade de se ter também teclado e mouse. A expectativa é que o DeX de 2018 também seja compatível com smartphones topo de linha de 2017, como o Galaxy Note 8. A geração atual do DeX é vendida no Brasil por R$ 549 no site da Samsung.

Novo Samsung DeX deve chegar com os lançamentos Galaxy S9 e S9 Plus em fevereiro — Foto: Reprodução/Evan Blass Novo Samsung DeX deve chegar com os lançamentos Galaxy S9 e S9 Plus em fevereiro — Foto: Reprodução/Evan Blass

Novo Samsung DeX deve chegar com os lançamentos Galaxy S9 e S9 Plus em fevereiro — Foto: Reprodução/Evan Blass

Galaxy AI UX

Também com o lançamento do Galaxy S9, é esperado o anúncio da nova interface desenhada para os smartphones da Samsung. Trata-se da Galaxy AI UX, que deve tomar o lugar da já conhecida TouchWiz, que há anos vem rodando em conjunto com o Android nos celulares da sul-coreana.

A expectativa é que o software trabalhe com a assistente virtual Bixby. Utilizando inteligência artificial (AI), o software deve ajudar os usuários em tarefas, sem que seja necessário tocar no celular para realizá-las, como é o caso do desbloqueio por reconhecimento facial. Não foram revelados mais detalhes sobre a nova interface, que deve estrear no S9 e no S9 Plus.

Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX, provável novidade do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX, provável novidade do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX, provável novidade do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Galaxy S9: o que vocês esperam do lançamento? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo