Opera 51: nova versão do navegador é mais rápida e traz funções úteis

Novo browser promete ser 38% mais rápido do que o Firefox; outras novidades foram adicionadas.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Bruno Soares, para o TechTudo

A Opera Software lançou, nesta quarta-feira (07), a versão definitiva de seu novo navegador, o Opera 51. A novidade, que se baseia no projeto Chromium 64, é, segundo os desenvolvedores, mais rápida do que a versão anterior do browser e 38% mais veloz do que o rival Mozilla Firefox 58. De acordo com informações, o teste de velocidade foi feito usando o medidor de desempenho Speedometer em um notebook da HP.

Além de mais rapidez, o Opera 51 traz outras novidades que devem facilitar a vida dos usuário. As adições dizem respeito a melhorias na interface e na usabilidade do software e podem torná-lo um navegador mais intuitivo e fácil de usar. Veja, abaixo, as demais mudanças.

Novo Opera 51 promete mais rapidez do que rival; veja outras novidades (Foto: Divulgação/Opera) Novo Opera 51 promete mais rapidez do que rival; veja outras novidades (Foto: Divulgação/Opera)

Novo Opera 51 promete mais rapidez do que rival; veja outras novidades (Foto: Divulgação/Opera)

Rolagem mais fácil

Um dos truques adicionados ao novo Opera promete melhorar vida de quem gosta de navegar por textos e feeds muito longos. Com a nova função, basta clicar no título da guia que está aberta para fazer com que o navegador suba automaticamente para o topo da página. Quer voltar para o ponto onde estava antes? Clique mais uma vez.

Opera 51 facilitou a rolagem em páginas da web (Foto: Divulgação/Opera )

Opera 51 facilitou a rolagem em páginas da web (Foto: Divulgação/Opera )

Menu de abas

Outra novidade interessante do Opera 51 são os dois novos menus expansíveis para localizar abas abertas ou recentemente fechadas. O botão para acessá-los fica disponível no canto superior direito do navegador e, de acordo com os desenvolvedores, a novidade deixa mais fácil e organizado encontrar páginas que estão sendo utilizadas pelo usuário.

Menus dobráveis de abas deve facilitar a vida no Opera 51 (Foto: Divulgação/Opera) Menus dobráveis de abas deve facilitar a vida no Opera 51 (Foto: Divulgação/Opera)

Menus dobráveis de abas deve facilitar a vida no Opera 51 (Foto: Divulgação/Opera)

Importação de favoritos facilitada

O Opera também facilitou a importação de favoritos de outros navegadores. Agora, para fazê-lo, basta clicar no botão Importar/Exportar favoritos, disponível em um menu expansível, ou acessar o Menu Fácil, disponível na página inicial.

Importação de favoritos foi facilitada (Foto: Divulgação/Opera) Importação de favoritos foi facilitada (Foto: Divulgação/Opera)

Importação de favoritos foi facilitada (Foto: Divulgação/Opera)

Visualização de vídeo mais inteligente

O Opera 51 conta com a função Video pop-out, que permite visualizar vídeos em janelas pop-up enquanto usa outras funções do navegador. Para facilitar a navegação por esse tipo de janela, os desenvolvedores adicionaram o botão "Back to tab", que vai permitir que você continue assistindo à mídia na aba original sem grandes complicações.

Opera 51 tem visualização de vídeos mais inteligente (Foto: Divulgação/Opera) Opera 51 tem visualização de vídeos mais inteligente (Foto: Divulgação/Opera)

Opera 51 tem visualização de vídeos mais inteligente (Foto: Divulgação/Opera)

Outras novidades

Além das novidades acima, outras mudanças foram adicionadas. Uma delas está no visual da janela privativa, que foi reformulada para ficar igual no macOS e no Windows, além de contar com uma animação de abertura. Também foram adicionadas as funções de permitir o Adobe Flash Player em todos os sites de uma só vez, resetar o browser para as configurações originais com apenas um click e configurar preferências para backup em caso de alterações não-intencionais.

Janela Privativa do Opera 51 tem novo visual e animação (Foto: Divulgação/Opera)

Janela Privativa do Opera 51 tem novo visual e animação (Foto: Divulgação/Opera)

Quais são os melhores navegadores atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo