Pinterest libera novas formas de organizar imagens; veja como usar

Rede de fotos permite visualizar conteúdo de forma personalizada na web e no celular

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Pinterest anunciou nesta quarta-feira (14) novas maneiras de organizar, categorizar e encontrar ideias em fotos no perfil. Usuários poderão arquivar pastas que não usa mais, reordenar subpastas de acordo com prioridades do momento e organizar a visualização de quatro novas formas. A novidade deve ajudar a completar projetos de decoração, casamentos e outros temas comuns na rede social de imagens. Os recursos chegam aos poucos para todos os usuários na versão web e nos apps do Pinterest para iPhone (iOS) e Android.

Pinterest lança novas formas de organizar pins na rede social (Foto: Divulgação/Pinterest) Pinterest lança novas formas de organizar pins na rede social (Foto: Divulgação/Pinterest)

Pinterest lança novas formas de organizar pins na rede social (Foto: Divulgação/Pinterest)

Arquivar pastas

O arquivamento de pastas é uma maneira não só de limpar o perfil de conteúdo que não é mais útil, mas também de treinar o algoritmo do Pinterest. Ao arquivar uma pasta de casamento, por exemplo, a rede social para de oferecer conteúdo relacionado na página de buscas, o que tende a facilitar o foco no seu próximo projeto.

Para arquivar uma pasta, basta tocar no botão “Editar” na pasta e depois em “Arquivar”. As pastas arquivadas ficam em uma nova área na parte inferior do perfil. Mesmo arquivadas, as pastas ainda podem ser compartilhadas.

A opção de arquivar pasta no Pinterest está ao lado do botão "Excluir" na janela de "Edite sua pasta" (Foto: Divulgação/Pinterest) A opção de arquivar pasta no Pinterest está ao lado do botão "Excluir" na janela de "Edite sua pasta" (Foto: Divulgação/Pinterest)

A opção de arquivar pasta no Pinterest está ao lado do botão "Excluir" na janela de "Edite sua pasta" (Foto: Divulgação/Pinterest)

Reordenar subpastas

Subpastas agora podem ser reorganizadas de acordo com a necessidade. Ao fazer uma viagem, por exemplo, é possível ordenar o conteúdo de acordo com o itinerário. Ou, ao criar o menu da semana, é possível mover a posição das receitas para escolher os dias depois de criar os pins. No iOS ou na Web, mantenha uma pasta pressionada para mover de lugar. No Android, toque em “Organizar” e mova os itens de ordem.

Organizar pins

O mesmo tipo de flexibilidade de organização acontece também dentro de uma subpasta. Mantenha um pin qualquer pressionado ou use o botão “Organizar” para escolher um local diferente para o conteúdo e personalizar a visualização como quiser. É possível copiar ou mover pins para outras pastas ou subpastas no mesmo menu de organização.

Agora o Pinterest permite reorganizar pastas (Foto: Divulgação/Pinterest) Agora o Pinterest permite reorganizar pastas (Foto: Divulgação/Pinterest)

Agora o Pinterest permite reorganizar pastas (Foto: Divulgação/Pinterest)

Organizar pastas

Na versão web, o Pinterest ainda ganhou novas formas de mudar a visualização de pastas para encontrar o conteúdo buscado mais rapidamente. É possível ordenar seus itens salvos por ordem alfabética, salvos por último, data de criação da pasta ou de forma personalizada (arrastando e soltando em qualquer ordem).

Como pinar no Pinterest? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo