Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira (14), o Snapdragon X24 LTE, modem 4G que pretende garantir velocidades de transferência de até 2 Gb/s a celulares e tablets. Para colocar o valor em perspectiva, basta traçar uma comparação com o modelo antecessor, o X20 LTE. O componente presente no Snapdragon 845, processador mais avançado da marca atualmente, é capaz de chegar a 1,2 Gb/s.

Dessa forma, a fabricante norte-americana deve oferecer às redes 4G uma vida útil prolongada até que o 5G se torne um padrão tecnológico difundido. Outros destaques do X24 LTE são as dimensões reduzidas e a promessa de um menor consumo energético.

Processador Snapdragon 845, cotado para aparecer na versão americana do Galaxy S9, tem modem X20 da Qualcomm — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Processador Snapdragon 845, cotado para aparecer na versão americana do Galaxy S9, tem modem X20 da Qualcomm — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Processador Snapdragon 845, cotado para aparecer na versão americana do Galaxy S9, tem modem X20 da Qualcomm — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Ao falar em modem da Qualcomm é importante que você não confunda o componente da marca com um modem de mesa convencional. O Snapdragon X24 é, na verdade, o chip controlador criado pela Qualcomm para seus processadores Snapdragon habilitados para 4G e destinados para uso em dispositivos móveis.

Outro ponto importante está no fato de que o limite máximo de velocidade do modem da Qualcomm dificilmente será atingido na prática pelo usuário. Mesmo que a sua operadora suporte os 2 Gb/s, há uma série de condições para que essa velocidade seja atingida efetivamente pelo seu aparelho.

Além do salto de velocidade relevante, o novo modem X24 LTE conta com outros pontos positivos importantes. O primeiro deles está no consumo de energia reduzido, algo sensível em celulares e que tradicionalmente é fraco em componentes do tipo: basta ligar o 4G para sentir o smartphone esquentar em virtude do consumo maior de energia – o que acaba drenando a bateria mais rapidamente.

Modem Snapdragon X24 tem quase o dobro da velocidade máxima teórica do X20 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Modem Snapdragon X24 tem quase o dobro da velocidade máxima teórica do X20 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Modem Snapdragon X24 tem quase o dobro da velocidade máxima teórica do X20 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Outro avanço está nas dimensões físicas do modem. A Qualcomm conseguiu reduzir o tamanho do X24 LTE para que ele caiba nas novas gerações de CPUs da marca. A medida pode abrir espaço para que outros componentes importantes, como núcleos de processamento, ganhem musculatura.

Ainda não há informações a respeito de qual CPU receberá o novo modem, mas caso ele confirme a tendência e apareça no sucessor do Snapdragon 845, há a possibilidade de que o componente desembarque nos smartphones premium de 2019.

Com informações: Qualcomm e The Verge

Todo celular com 4G gasta mais internet? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo