Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


A internet 5G está mais próxima da realidade. Ao todo, 18 fabricantes confirmaram que vão utilizar o modem X50 da Qualcomm. O anúncio foi feito pela empresa nesta quinta-feira (8), quando também foram reveladas as operadoras que vão adotar a tecnologia. Os primeiros celulares capazes de acessar a rede de quinta geração devem chegar às prateleiras em 2019, quando começam os testes públicos.

Entre as marcas estão LG, Xiaomi, Nokia, Sony e Asus. As três maiores fabricantes de smartphones do mundo – Apple, Samsung e Huawei – não estão na lista. Entre as operadoras, a italiana TIM é a única com representação no Brasil.

Modem X50 pode chegar a velocidade gigabit — Foto: Divulgação/Qualcomm Modem X50 pode chegar a velocidade gigabit — Foto: Divulgação/Qualcomm

Modem X50 pode chegar a velocidade gigabit — Foto: Divulgação/Qualcomm

Os detalhes do modem Qualcomm X50 foram divulgados no ano passado, quando a empresa fez os primeiros testes com um celular. Em termos de velocidade, o chip conseguiu atingir cerca de 1 Gb/s. A fabricante acredita que poderia ser muito superior, alcançando em torno de 5 Gb/s. Para fins de comparação, as redes 4G Plus (também chamadas de 4,5G) oferecidas por algumas operadoras no Brasil alcançam em torno de 200 Mb/s.

No entanto, não é só na velocidade que a rede 5G promete surpreender. Outro fator importante é a latência. Por oferecer um menor tempo de resposta, a tecnologia de nova geração tem sido apontada como essencial para alavancar diversos setores, entre eles os carros autônomos e a Internet das Coisas (IoT).

A lista de fabricantes divulgadas pela Qualcomm é um marco importante, já que torna mais concreto o acesso à rede de quinta geração pelo público em geral, e não apenas em testes privados ou de laboratório.

Sem Apple, Samsung e Huawei

As três maiores fabricantes de smartphones não estão nesta lista inicial. A Apple é parceira de longa data da Qualcomm, mas especula-se que as recentes batalhas judiciais entre as duas empresas possam significar que a maçã não usará mais os modens Qualcomm em futuros iPhones.

Já a Samsung deve recorrer a uma solução própria baseada no chipset Exynos. O Exynos 9810 traz um modem capaz de chegar a velocidades gigabit. A Huawei, fabricante chinesa muito forte na área de equipamentos para redes de celular, também deve seguir o mesmo caminho.

Padrão a caminho

Em dezembro de 2017, foi definido o primeiro padrão de rádio para as redes 5G. No entanto, órgãos internacionais ainda debatem o modelo técnico que a tecnologia vai adotar. As normas completas só devem ser definidas em junho deste ano.

Lista de empresas parceiras anunciadas pela Qualcomm

Operadoras Fabricantes
AT&T Asus
British Telecom Fujitsu
China Telecom HMD Global/Nokia
China Mobile HTC
China Unicom Inseego / Novatel Wireless
Deutsche Telekom LG
KDDI NetComm Wireless
KT Corporation NETGEAR
LG Uplus OPPO
NTT DOCOMO Sharp Corporation
Orange Sierra Wireless
Singtel Sony Mobile
SK Telecom Telit
Sprint vivo
Telstra Wingtech
TIM WNC
Verizon Xiaomi
Vodafone Group ZTE
Fujitsu Connected Technologies Limited

Com informações: The Verge, Forbes e Qualcomm

Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo