Por Bruno Soares, para o TechTudo


O WhatsApp alcançou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. As informações foram anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, na última quarta-feira (31). O popular mensageiro foi comprado pela empresa em 2014, por US$ 16 bilhões, quando o número de usuários mensais era bem menor: 450 milhões. Outro dado divulgado diz respeito às trocas de mensagens: são 60 bilhões de envios todos os dias.

Vale lembrar que, no começo do ano passado, dados divulgados revelaram que cerca de 120 milhões de usuários do app eram brasileiros, número que vem crescendo desde então.

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

O sucesso do serviço vai além das mensagens de texto. O WhatsApp também é o segundo aplicativo mais popular para o compartilhamento de Stories. Os Status – vídeos curtos que somem em 24 horas – perdem somente para o recurso similar do Instagram, chamado de Stories. Ambos pertencem ao grupo econômico do Facebook. Cada um deles atrai a atenção de aproximadamente 300 milhões de pessoas por dia. Enquanto isso, o Snapchat, responsável por popularizar o formato, tem 178 milhões de usuários.

WhatsApp: funções curiosas do status 

WhatsApp: funções curiosas do status

Além disso, foi anunciado que o Facebook, principal produto da companhia, continua a crescer, com mais de 2,1 bilhão de usuários todo mês e 1,4 bilhão de pessoas acessando o site diariamente. Zuckerberg comentou ainda mudanças no algoritmo feitas para melhorar o tempo gasto na rede social. Ele revelou que o número de horas totais gastas por dia na plataforma passou por uma baixa ao longo de 2017.

WhatsApp diversifica negócios

Após a aquisição pelo Facebook, o WhatsApp vem dando sinais de que deseja diversificar os negócios para monetizar o serviço. Em 2018, WhatsApp Business, versão do mensageiro voltado para a comunicação entre micro, pequenas e médias empresas e seus clientes, começou a rodar mundialmente no Android. A companhia admite a possibilidade de cobrar parcialmente pelo serviço no futuro.

Mensageiro lançou  WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo Mensageiro lançou  WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Mensageiro lançou WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Entre as novidades da versão, estão a criação de chatbots para se comunicar com clientes e a possibilidade de adicionar um perfil com informações relevantes para a empresa, ver estatísticas, e solicitar um selo de conta verificada, para que as pessoas tenham certeza de que se comunicam com um perfil verdadeiro.

Está em desenvolvimento também outra modalidade de serviço de troca de mensagens empresariais, o Enterprise, voltado para grandes corporações. Por enquanto, não há informações sobre a data de lançamento do serviço, que está em fase de testes.

Com informações: Facebook e TechCrunch

MAIS DO TechTudo