WhatsApp: versão Business e golpes foram destaques de janeiro

Lista reúne as principais notícias e dicas sobre o mensageiro no último mês.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Cabral, para o TechTudo

O WhatsApp começou 2018 com uma novidade importante: o lançamento de sua aguardada versão empresarial, o WhatsApp Business. O uso do aplicativo de mensagens por negócios de pequeno e médio porte já é comum, mas o novo serviço traz uma série de funções especiais para o contato com os consumidores.

Questões de segurança também estiveram em evidência em janeiro. Foi divulgada uma brecha que permite a entrada de estranhos em grupos de chat. Além disso, foram anunciados testes com um recurso para evitar a propagação de boatos, golpes e spam em geral. Somente uma campanha maliciosa, envolvendo uma famosa marca de chocolates, alcançou 1 milhão de brasileiros. Veja, a seguir, o resumo dos destaques do WhatsApp no último mês.

Vulnerabilidade em grupos está entre os destaques do WhatsApp em janeiro (Foto: TechTudo) Vulnerabilidade em grupos está entre os destaques do WhatsApp em janeiro (Foto: TechTudo)

Vulnerabilidade em grupos está entre os destaques do WhatsApp em janeiro (Foto: TechTudo)

Lançamento do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do mensageiro voltada para empresas. O app está disponível apenas para celulares com Android, ao menos por enquanto. Seu objetivo é facilitar a comunicação entre pequenas/médias empresas e seus clientes. Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão baixar um novo aplicativo, com um número ainda não vinculado ao WhatsApp. Consumidores não precisam baixar nada, pois a versão tradicional do WhatsApp permite contatar as empresas e prestadores de serviço.

Novo aplicativo vai ajudar a comunicação de empresas com clientes (Foto: Rita Silveira/TechTudo) Novo aplicativo vai ajudar a comunicação de empresas com clientes (Foto: Rita Silveira/TechTudo)

Novo aplicativo vai ajudar a comunicação de empresas com clientes (Foto: Rita Silveira/TechTudo)

O serviço permite que os perfis profissionais listem informações como descrição do negócio, email, endereço e site oficial. O dono da conta poderá ainda acompanhar estatísticas sobre suas trocas de mensagens e programar envios automáticos de respostas rápidas para perguntas frequentes, saudações e avisos, caso a empresa esteja fora do horário de atendimento. Também é possível criar etiquetas para organizar suas ações pelo mensageiro.

Para gerar mais confiança entre os usuários, a versão empresarial vai exibir um selo de conta confirmada às empresas que tiverem o número de telefone verificado pelo WhatsApp. Além disso, vale notar que o Business também oferece visualização web, pelo computador.

Falhas de segurança

Pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, descobriram uma brecha na segurança dos grupos do WhatsApp, colocando em dúvida a confiabilidade da criptografia do app de mensagens. A vulnerabilidade se baseia na inclusão de um contato em um grupo sem a permissão do administrador.

Os hackers conseguiram acesso aos servidores da empresa e puderam fazer a inclusão do membro infiltrado, que passa a ter os mesmos privilégios dos outros integrantes. A chave está no link do convite para entrar no grupo, que apenas o administrador pode gerar. Não há qualquer tipo de autenticação para esses convites.

Golpe no WhatsApp oferece vagas na Cacau Show (Foto: Divulgação/PSafe) Golpe no WhatsApp oferece vagas na Cacau Show (Foto: Divulgação/PSafe)

Golpe no WhatsApp oferece vagas na Cacau Show (Foto: Divulgação/PSafe)

Enquanto isso, as frequentes tentativas de golpes via WhatsApp continuam. Em janeiro, surgiu uma oferta falsa de empregos na rede de lojas de chocolates Cacau Show. A mensagem continha um link para um site que induzia as vítimas a fornecerem seus dados pessoas. Os usuários também eram incentivados a compartilhar a mensagem com amigos e grupos. Estima-se mais de um milhão de cliques no link malicioso em apenas 24 horas.

Em busca de combater golpes como esse, além de boatos e spam, o WhatsApp anunciou que está testando um novo recurso. O app alertaria o usuário que tentasse compartilhar mensagens identificadas como spam. Ele não seria impedido de fazer o envio, mas veria o aviso: “Uma mensagem que você está repassando foi encaminhada inúmeras vezes”.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

Muitas dicas para arrebentar no WhatsApp

O TechTudo publicou em janeiro várias dicas para facilitar a vida do usuário do WhatsApp. O aplicativo LongScreenshot, exclusivo para Android, permite tirar print de uma conversa completa, tornando mais prático o compartilhamento de informações no mensageiro. Outro truque simples deixa você mandar mensagens persnalizadas, com letras em formatos diferentes. E o WhatsApp para iPhone (iOS) oferece a opção de gravar e escutar os áudios antes de enviá-los.

Tutorial mostra como usar o app LongScreenshot para salvar prints com conversas completas do WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo) Tutorial mostra como usar o app LongScreenshot para salvar prints com conversas completas do WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Tutorial mostra como usar o app LongScreenshot para salvar prints com conversas completas do WhatsApp (Foto: Ana Marques/TechTudo)

MAIS DO TechTudo