Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Aplicativos de mapas offline possuem grandes vantagens por não dependerem de conexão com internet para funcionarem. Dessa maneira, eles evitam que o usuário perca as rotas de navegação enquanto está na estrada, onde frequentemente não há sinal de rede 4G ou 3G. Outra destaque é ao fato de economizarem dados móveis, já que o download dos mapas é feito apenas em redes Wi-Fi.

Os apps populares, como Apple Maps e Waze, não possuem a funcionalidade, mas ela está presente no Google Maps e outros serviços gratuitos. A lista abaixo apresenta cinco aplicativos grátis para usar o GPS do celular sem Internet no Android e iPhone (iOS).

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

1. Google Maps

O Google Maps tem o recurso de mapas offline no Android e no iOS. Para usá-lo, primeiro é preciso entrar no menu principal do app e selecionar "Mapas offline". Depois é só tocar em "Selecionar seu mapa" e enquadrar a área que você deseja fazer download.

O aplicativo mostrará quanto do armazenamento o download gastará no seu dispositivo – em média 70 MB. Para economizar espaço, uma alternativa é baixar apenas a rota. O mapa poderá ser usado por 30 dias, período após o qual ele deverá ser atualizado. Durante este tempo, o usuário pode usar a navegação GPS para dirigir sem internet, mas não há rotas de transporte público, bicicleta ou a pé.

Google Maps permite baixar mapas para usar navegação GPS sem Internet — Foto: Reprodução/Raquel Freire Google Maps permite baixar mapas para usar navegação GPS sem Internet — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Google Maps permite baixar mapas para usar navegação GPS sem Internet — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Maps.Me

O navegação offline do Maps.Me também requer o download de mapas, mas o funcionamento é diferente. O aplicativo desenvolvido pela My.com traz uma pasta com 23 mapas pré-carregados de territórios no Brasil. Quando o app detecta uma conexão Wi-Fi, ele automaticamente baixa a área correspondente, usando a geolocalização.

O usuário pode fazer o download de outros mapas manualmente, tanto brasileiros quanto de outros países. Sem prazo de validade de uso, as áreas salvas no smartphone variam entre 10 MB e 40 MB, dependendo da região, e podem ser apagadas do dispositivo a qualquer momento. O serviço é grátis e conta com versões para iOS e Android.

Maps.Me traz mapas pré-carregados para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire Maps.Me traz mapas pré-carregados para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Maps.Me traz mapas pré-carregados para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. TomTom Go Brasil

Como o nome deixa claro, TomTom Go Brasil é um app especialmente desenvolvido para o nosso país. Ele também possui mapas pré-definidos para download e uso offline, porém, em vez de cidades, o app engloba as regiões. Por isso, o armazenamento gasto é muito superior em relação aos concorrentes; o mapa do Sudeste, por exemplo, ocupa 580 MB no celular.

Esta versão "nacional" do serviço é completamente gratuita e está disponível apenas para Android. O app original, TomTom GO World, está também no iPhone (iOS) e é pago após 75 Km rodados.

TomTom Go Brasil, app para Android com navegação offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire TomTom Go Brasil, app para Android com navegação offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

TomTom Go Brasil, app para Android com navegação offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Here WeGo

O Here WeGo é o antigo Here Maps e, assim como seu antecessor, também tem versões para iPhone e Android. Ele traz mapas pré-definidos para baixar, com área de abrangência mínima dos estados brasileiros. Os arquivos têm entre 250 MB e 670 MB, aproximadamente, de acordo com o estado. Mapas de outros países também estão disponíveis para baixar.

Após realizar o download, o usuário precisa marcar a opção "Usar aplicativo offline" para utilizar o recurso. A navegação GPS sem internet funciona não apenas no modo carro, mas também em trajetos a pé, de bicicleta e usando transporte público, embora haja restrições em relação aos horários neste último.

Here WeGo tem GPS offline para dirigir, andar a pé ou usar transporte público — Foto: Reprodução/Raquel Freire Here WeGo tem GPS offline para dirigir, andar a pé ou usar transporte público — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Here WeGo tem GPS offline para dirigir, andar a pé ou usar transporte público — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. GPS Brasil

O GPS Brasil traz o mapa do nosso país instalado, permitindo o uso offline do aplicativo em território nacional. É possível traçar rotas e buscar lugares ao redor por categorias, como restaurantes ou postos de gasolina, mesmo sem internet. Por já vir instalado, o mapa brasileiro não traz a informação de quanto espaço ocupa no smartphone.

Para baixar mapas de outros lugares é necessário pagar. O valor depende da localidade e extensão do mapa, fornecido pela TomTom internacional. Apesar disso, o aplicativo é grátis para baixar e usar no Brasil, estando disponível para Android e iOS.

GPS Brasil vem com mapa do país instalado para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire GPS Brasil vem com mapa do país instalado para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

GPS Brasil vem com mapa do país instalado para uso offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo