Por Gabriel Ribeiro, com colaboração de Beatriz Cardoso, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Dia do Pi é comemorado nesta quarta-feira (14) e o Google lançou um Doodle de torta de maçãpara celebrar o 30º aniversário do número. A data, criada pelo físico Larry Shaw em 1988, foi escolhida para a homenagem porque o dia 13 de março (03/14 no formato mês-dia seguido pelos Estados Unidos) parece com o valor de Pi (aproximadamente 3,14).

O número de Pi é representado pela letra Grega 𝛑 (lê-se “pi”) e, na Matemática, ele é a constante responsável pela razão entre o diâmetro e a circunferência de qualquer círculo perfeito. Devido a isso, figuras circulares são frequentemente usadas para homenagear o número de Pi, conforme faz o Doodle de hoje com os ingredientes para a receita de torta de maçã.

Doodle do Google homenageia Dia do Pi com receita de torta de maçã — Foto: Reprodução/Google Doodle do Google homenageia Dia do Pi com receita de torta de maçã — Foto: Reprodução/Google

Doodle do Google homenageia Dia do Pi com receita de torta de maçã — Foto: Reprodução/Google

Diferente de outros doodles, o Google trouxe uma montagem com objetos reais, em vez de uma ilustração. A torta de maçã exibida no site foi preparada por Dominque Ansel, um dos confeiteiros mais respeitados do mundo. O buscador decidiu representar o número Pi dessa maneira por conta da similaridade entre a pronúncia inglesa das palavras Pi e pie (torta, em português). Além disso, a proposta original do Dia do Pi era celebrá-lo comendo uma fatia dessa sobremesa.

Ao clicar no Doodle, o usuário é levado a uma pesquisa no buscador sobre o Dia do Pi. Além do Google, diversas outras empresas também estão comemorando a data. A Nasa, por exemplo, lançou nesta quarta-feira um desafio matemático para celebrar a ocasião.

Via Google

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

MAIS DO TechTudo