Por Bruno Soares, para o TechTudo


O Evernote, app de notas e outras ferramentas que ajudam na produtividade, vai usar inteligência artificial para organizar tarefas com prazo de entrega e acompanhamento de progresso. O recurso chega primeiro à versão de negócios do aplicativo, com os Spaces. A tecnologia será capaz de identificar uma nova tarefa a ser cumprida, gerando um espaço para controlar o compromisso.

A função foi apresentada durante o festival South by Southwest (SXSW), que acontece em Austin, no estado americano do Texas. Com ela, o app faz surgir ícones de estrelas ao lado de frases como "preciso ir ao banco até o fim da semana" que, quando clicados, criam páginas de controle daquela obrigação. Assim, o usuário pode deixar os colegas de trabalho saberem quando a compromisso está em desenvolvimento ou já foi cumprido, no melhor estilo Trello.

 Evernote organizará tarefas com inteligência artificial — Foto: Marvin Costa/TechTudo  Evernote organizará tarefas com inteligência artificial — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Evernote organizará tarefas com inteligência artificial — Foto: Marvin Costa/TechTudo

De acordo com testes feitos pelo portal Engadget, a versão beta é mais rápida do que os próprios desenvolvedores prometem. Porém, apresentou dificuldades com mensagens fragmentadas, e funciona melhor com sentenças mais completas e claras.

Anirban Kundu, diretor-chefe de tecnologia da Evernote, disse que a inteligência artificial é crucial para aperfeiçoar o produto, já que, com ela, é possível aprender mais sobre os hábitos dos usuários e, assim, desenvolver diferentes maneiras de interpretar seu modo de trabalho.

Evernote vai organizar tarefas baseadas em textos — Foto: Reprodução/Engadget Evernote vai organizar tarefas baseadas em textos — Foto: Reprodução/Engadget

Evernote vai organizar tarefas baseadas em textos — Foto: Reprodução/Engadget

O Evernote também adiantou uma outra função para o Spaces: busca de documentos turbinada com inteligência artificial. O recurso seria importante já que, no modo business, o usuário precisa lidar com arquivos criados por outras pessoas.

O que a nova ferramenta faz é identificar quais deles podem ser mais relevantes para o dono da conta, levando em consideração, por exemplo, os que tratam de assuntos com os quais a pessoa costuma trabalhar, ou até mesmo quando o nome de quem busca aparece em algum documento.

Evernote faz surgir ícones ao lado de frases identificadas como compromissos — Foto: Engadget Evernote faz surgir ícones ao lado de frases identificadas como compromissos — Foto: Engadget

Evernote faz surgir ícones ao lado de frases identificadas como compromissos — Foto: Engadget

Ainda não há previsão de quanto todos os usuários do Evernote terão acesso ao recurso, mas os desenvolvedores avaliam levá-lo para todos os tipos de conta no futuro.

Com informações: Engadget

O que é o plug-in Evernote Web? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo