Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp
Instagram ou Vero? Veja as diferenças entre as redes sociais Instagram ou Vero? Veja as diferenças entre as redes sociais

Criado em 2015, o aplicativo Vero ganhou popularidade no início de fevereiro e desde então vem crescendo bastante – chegou ao top 1 da App Store americana eatingiu a marca de 1 milhão de downloads. Muito parecido com o Instagram, o app também é focado em fotos e vídeos, mas se destaca por unir as pessoas com a utilização de outros conteúdos multimídia, como livros, filmes e músicas. A rede social é concorrente direta do Instagram, que se mantém como a plataforma de fotos mais famosa do mundo.

Vero e Instagram: veja o comparativo das redes sociais de foto — Foto: Arte/TechTudo Vero e Instagram: veja o comparativo das redes sociais de foto — Foto: Arte/TechTudo

Vero e Instagram: veja o comparativo das redes sociais de foto — Foto: Arte/TechTudo

O que é a Vero?

A Vero se define como uma rede True Social, ou seja, "verdadeiramente social", tendo como principal aposta as conexões entre as pessoas. Em um manifesto publicado no seu site oficial, a Vero diz que as outras redes sociais favorecem seus próprios interesses em detrimento dos seus usuários, criando uma experiência negativa para quem as usa.

“Criamos uma rede social que permite que você seja você mesmo, daí o nome Vero, que significa ‘verdade’”, diz o manifesto. O comunicado diz, ainda, que a rede social foi feita para quem gosta de conteúdos o suficiente para poder compartilhá-los, “assim como fazemos na vida real”.

Tutorial mostra como excluir uma conta na rede social Vero — Foto: Divulgação Tutorial mostra como excluir uma conta na rede social Vero — Foto: Divulgação

Tutorial mostra como excluir uma conta na rede social Vero — Foto: Divulgação

Conteúdos diferenciados

Enquanto o Instagram permite somente a publicação de fotos e vídeos, a Vero também possibilita a postagem de músicas, livros, filmes, links e localizações, criando um acervo mais interessante e incentivando o compartilhamento de conteúdos diferentes. No caso dos links, por exemplo, é possível postar vídeos do YouTube dentro da própria plataforma.

Com essa variedade, é possível separar as mídias por meio da aba “Coleções”, que organiza todo o material em seções para uma melhor visualização. Você pode ver na tela, por exemplo, somente os links que seus amigos postaram, ou apenas as músicas compartilhadas por eles. No próprio perfil do usuário também é possível filtrar os tipos de posts, mostrando só o que você desejar.

Vero separa conteúdos de perfil e feed em coleções por tipo de mídia compartilhada — Foto: Reprodução/Vero Vero separa conteúdos de perfil e feed em coleções por tipo de mídia compartilhada — Foto: Reprodução/Vero

Vero separa conteúdos de perfil e feed em coleções por tipo de mídia compartilhada — Foto: Reprodução/Vero

Design

Apesar de ter tons mais escuros, o design e a usabilidade da Vero são muito parecidos com o Instagram, permitindo comentar, curtir e postar fotos com filtros, de forma muito semelhante. Até mesmo o gesto de dar dois toques rápidos na tela para curtir uma publicação é igual.

Um destaque do Vero está na reprodução de vídeos: o player da plataforma permite que o usuário avance ou retroceda para o trecho que desejar. No Instagram, o vídeo é visualizado continuamente, e caso o usuário queira rever um trecho específico, é preciso reiniciá-lo e ver do início.

De forma geral, as postagens são parecidas nas duas plataformas, com legendas e marcação de local. Assim como as Mensagens Diretas do Instagram, o Vero também tem uma ferramenta para conversas privadas e permite o compartilhamento de posts com Facebook e Twitter.

Vero tem design parecido com o rival Instagram — Foto: Divulgação/Vero Vero tem design parecido com o rival Instagram — Foto: Divulgação/Vero

Vero tem design parecido com o rival Instagram — Foto: Divulgação/Vero

Ordem cronológica

Uma das principais diferenças entre os aplicativos é a ordem de aparição das publicações. Na Vero, os posts são mostrados em uma linha do tempo em ordem cronológica, ou seja, os posts mais recentes aparecem no topo da tela.

Até março de 2016, o Instagram possuía essa mesma forma de exibição, mas uma mudança nos algoritmos alterou a disposição dos conteúdos, exibindo conteúdos antigos e considerados mais relevantes na timeline - até hoje, muitos usuários reprovam esse tipo de exibição. O Vero alega não trabalhar com algoritmos ou mineração de dados com a finalidade de influenciar nos conteúdos expostos.

Sem anúncios

Prezando pela política de conexões importantes entre pessoas, o Vero não exibe anúncios ou conteúdos pagos, diferente do que acontece no Instagram. O feed é composto apenas pelas postagens do usuário e de seus amigos, e não existe a possibilidade de empresas impulsionarem postagens e pagarem por anúncios de publicidade.

“Não fazemos curadoria ou manipulação, nem sugerimos publicidade. Você vê o que foi compartilhado com você, quando foi compartilhado com você”, diz o manifesto do Vero.

Amigos

A conexão entre as pessoas é um dos principais interesses da Vero, e o aplicativo entende que existem diversas formas de amizade e proximidade entre todos nós. Desta forma, você pode separar as amizades por nível de intimidade, entre “Amigos”, “Amigos próximos”, “Conhecidos” e “Seguidores”.

Essa divisão é utilizada tanto na exibição dos seus posts, como na visualização dos materiais que seus contatos publicam. Quando você vai publicar uma foto, por exemplo, é possível escolher quais usuários poderão ver aquele conteúdo: os amigos, os amigos mais próximos, os conhecidos ou os seguidores. Você pode ainda fazer uma postagem privada, que só você poderá visualizar.

No Vero você pode classificar os amigos por nível de intimidade — Foto: Divulgação/Vero No Vero você pode classificar os amigos por nível de intimidade — Foto: Divulgação/Vero

No Vero você pode classificar os amigos por nível de intimidade — Foto: Divulgação/Vero

Cadastro e nome de usuário

No Instagram, os contatos são representados por um nome de usuário, precedido pelo símbolo @. O Vero não possui essa forma de identificação e utiliza apenas o nome e o sobrenome do usuário. O cadastro na rede social é feito a partir de verificação do número de celular por SMS e o login é feito através do e-mail.

Para marcar um contato em uma publicação ou comentário, é possível buscá-lo também usando o “@”, mas você terá que digitar o nome e sobrenome dele para encontrá-lo.

Problemas

Após uma rápida popularização e um aumento significativo de utilização, o Vero apresenta alguns erros e instabilidades, principalmente na hora de postar conteúdos. O usuário precisa tentar algumas vezes para conseguir compartilhar posts.

A rede social reconhece o bug e diz que está “experimentando uma carga superior ao normal e está trabalhando para retomar o serviço normal o mais rápido possível”.

Qual é a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

MAIS DO TechTudo