Nokia 8 e Sony Xperia XZ2: comparativo traz detalhes das especificações

Smartphones reúnem especificações avançadas de hardware e câmera.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Caroline Parreiras, para o TechTudo

O Nokia 8 e o Xperia XZ2 são dois smartphones premium que ainda não chegaram ao Brasil, mas vêm alimentando a expectativa de quem gosta de celulares completos. Eles trazem design semelhante, mas diferenças importantes em quesitos como hardware e câmera.

O Xperia XZ2 foi anunciado em fevereiro de 2018 no Congresso Mundial de Mobilidade (MWC 2018) com a proposta de oferecer alto desempenho e áudio aprimorado. Já o Nokia 8 foi lançado em agosto de 2017 com câmera dupla e desempenho que era dos mais avançados à época. Confira, a seguir, mais semelhanças e diferenças no comparativo de ficha técnica elaborado pelo TechTudo.

Xperia XZ2; conheça a ficha técnica do celular da Sony

Xperia XZ2; conheça a ficha técnica do celular da Sony

Tela e design

Nokia 8 e Xperia XZ2 têm design com pontos em comum, como os cantos não muito arredondados, a traseira em material brilhante e as bordas das telas mais generosas do que as vistas em outros smartphones premium, como o iPhone X e o LG V30S.

Uma diferença está no formato da tela. O Xperia XZ2 tem proporção 18:9, que é mais estreita e parecida com formatos de tela de cinema. O celular também tem display maior, de 5,7 polegadas com resolução Full HD+ (2160 × 1080 pixels), resultando em uma densidade de pixels de 424 pixels por polegada (ppi). A compatibilidade do Xperia XZ2 com vídeos HDR também é uma vantagem, pois melhora o contraste de imagens preparadas para a especificação.

No Nokia 8 são 5,3 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels). Por ser maior e ter definição elevada, a densidade de pixels é maior também, de 554 ppi, o que quer dizer que o aparelho deve apresentar imagens com mais nitidez.

Tanto o telefone da Sony quanto o da Nokia contam com a proteção Gorilla Glass 5 no display, evitando arranhões e outros danos. Sobre as dimensões, são 153 mm de altura, 72 mm de largura, 11,1 mm de espessura e 198 g de peso no Xperia XZ2, e 151,5 x 73,7 x 7,9 mm e 160 g no Nokia 8.

O Nokia 8 é vendido nas cores azul polido, azul temperado, aço e cobre, enquanto o Xperia XZ2 foi anunciado em prata, preto, verde e rosa.

Nokia 8 é vendido nas cores preto e branco (Foto: Divulgação/Nokia) Nokia 8 é vendido nas cores preto e branco (Foto: Divulgação/Nokia)

Nokia 8 é vendido nas cores preto e branco (Foto: Divulgação/Nokia)

Câmera

Os dois celulares trazem vantagens na câmera traseira. Para vídeos, o Xperia XZ2 se destaca. O lançamento filma em 4K com tecnologia HDR, aprimorando contraste e cores. O celular também é capaz de gravar em câmera lenta a 960 quadros por segundo (qps) com resolução Full HD (1080p), superando outro concorrente, o Galaxy S9, que traz configuração semelhante, mas com resolução HD (720p). A câmera principal do Xperia XZ2 é de 19 megapixels com abertura f/2.3.

Já o Nokia 8 chama a atenção pela câmera dupla de 13 megapixels e abertura f/2.0. As duas lentes são Carl Zeiss, famosas por entregarem imagens de boa qualidade desde os tempos de Nokia Lumia. Um dos sensores é grande-angular e o outro é monocromático, capaz de fazer imagens em preto e branco com qualidade superior. O smartphone ainda consegue entregar fotos com efeito bokeh, desfocando o fundo da foto.

Para selfies, o Nokia 8 promete ser melhor. Isso porque traz sensor frontal de 13 megapixels com abertura f/2.0, configuração que é superior aos 5 megapixels e f/2.2 do Xperia XZ2.

Sony Xperia XZ2 faz vídeos em supercâmera lenta com resolução 4K (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Sony Xperia XZ2 faz vídeos em supercâmera lenta com resolução 4K (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Sony Xperia XZ2 faz vídeos em supercâmera lenta com resolução 4K (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador e memória RAM

Quando o assunto é desempenho, o telefone que tem tudo para se sair melhor é o Xperia XZ2. Ele traz processador mais recente, o Snapdragon 845, também repetindo uma configuração do Galaxy S9. O chipset é octa-core de até 2,2 GHz. Para completar, são 4 GB de memória RAM para dar conta da multitarefa.

No Nokia 8, o processador escolhido foi o Snapdragon 835, também da Qualcomm, com oito núcleos de até 2,5GHz. O modelo é uma versão anterior do componente usado no celular da Sony. O mesmo chipset é usado em celulares como os Galaxy S8 e Note 8, da Samsung, e no Moto Z2 Force, da Motorola, por exemplo. A memória RAM do Nokia 8 pode ter 4 GB ou 6 GB, dependendo da versão.

Processador potente da Qualcomm e 4 GB de RAM devem garantir bom desempenho do Xperia XZ2 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Processador potente da Qualcomm e 4 GB de RAM devem garantir bom desempenho do Xperia XZ2 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador potente da Qualcomm e 4 GB de RAM devem garantir bom desempenho do Xperia XZ2 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Armazenamento

O Xperia XZ2 foi anunciado com 64 GB de memória interna e suporte a microSD de até 400 GB. Já o Nokia 8 é vendido em versões com 64 GB e 128 GB, ambos suportando cartão de memória de até 256 GB.

Bateria

A capacidade das baterias dos telefones comparados é bem semelhante. São 3.090 mAh no Nokia 8 e 3.180 mAh no Xperia XZ2. Como o smartphone da Sony tem tela maior, a tendência é que consuma mais energia. Uma vantagem do Xperia em questão é a compatibilidade com carregador sem fio.

Versão do Android

Os dois celulares rodam com o sistema do Google, o Android. O Xperia XZ2 já sai de fábrica com o Android 8 (Oreo). Já o Nokia 8, apesar de vir com o Android 7 (Nougat), tem atualização disponível para a versão mais recente. Uma diferença está na customização da interface. A Sony, como de praxe, faz algumas modificações, enquanto a Nokia resolveu adotar uma versão "pura" do Android.

Nokia 8 já tem atualização disponível para o Android 8 (Foto: Divulgação/Nokia) Nokia 8 já tem atualização disponível para o Android 8 (Foto: Divulgação/Nokia)

Nokia 8 já tem atualização disponível para o Android 8 (Foto: Divulgação/Nokia)

Recursos extras

Ambos contam com leitor de impressão digital para desbloqueio de tela. No Xperia XZ2, o leitor fica na parte de trás, próximo à câmera, e do concorrente está no botão Home. Eles também trazem proteção contra água, mas há uma diferença: o Nokia 8 é apenas resistente ao líquido (IP64), estando protegido de respingos, por exemplo, enquanto o celular da Sony é à prova d'água (IP65/IP68), e pode ficar submerso a até 1,5 metro por no máximo 30 minutos.

A Sony também destaca a vibração dinâmica do XZ2, que tenta reproduzir o que acontece com o controle DualShock, do PlayStation 4. A ideia é que o smartphone chacoalhe de acordo com a intensidade do áudio, oferecendo uma boa experiência em jogos. Porém, nos testes iniciais do TechTudo, a especificação mais se mostrou tão interessante.

O áudio do XZ2 também está 20% melhor que o do modelo anterior, o Xperia XZ1. O celular traz alto-falantes estéreo com a tecnologia LDAC, que garante boa qualidade, mesmo usando fones de ouvido Bluetooth.

Motor de vibração do Xperia XZ2 é maior do que o convencional para apresentar resultado diferenciado (Foto: Divulgação/Sony) Motor de vibração do Xperia XZ2 é maior do que o convencional para apresentar resultado diferenciado (Foto: Divulgação/Sony)

Motor de vibração do Xperia XZ2 é maior do que o convencional para apresentar resultado diferenciado (Foto: Divulgação/Sony)

No Nokia 8, o sistema de áudio também deve apresentar bons resultados. O telefone usa a tecnologia Dolby para melhorar a qualidade. Ele também é o primeiro celular com áudio espacial 360º OZO, que ajuda a focar nos sons certos a serem captados, e reduzir ruídos e som ambiente.

Preço e custo-benefício

O Nokia 8 chegou por 599 euros, ou aproximadamente R$ 2.215, em conversão direta e sem considerar impostos. Ainda não há previsão de lançamento do celular no Brasil. O preço e a data de lançamento do XZ2 no Brasil também não foram revelados. Seu antecessor, o XZ, chegou ao país por R$ 3.799 em setembro de 2017.

Ficha técnica do Nokia 8 e o Xperia XZ2

Especificações Nokia 8 Xperia XZ2
Mês de lançamento no Brasil Indefinido Indefinido
Preço de lançamento no Brasil Indefinido Indefinido
Tela 5,3 polegadas 5,7 polegadas
Resolução da tela Quad HD (2560 x 1440 pixels) Full HD+ (2160 × 1080 pixels)
Processador Snapdragon 835 (octa-core até 2,5 GHz) Snapdragon 845 (octa-core até 2,2 GHz)
Memória RAM 4 GB ou 6 GB 4 GB
Sistema operacional Android 7 (Nougat) com atualização Android 8 (Oreo)
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB
MicroSD Sim (até 256 GB) Sim (até 400 GB)
Câmera traseira Dupla de 13 MP (abertura f/2.0) 19 MP (abertura f/2.3)
Câmera frontal 13 MP (abertura f/2.0) 5 MP (abertura f/2.0)
Bateria 3.090 mAh 3.180 mAh
Dimensões e peso 151,5 x 73,7 x 7,9 mm e 160 g 153 x 72 x 11,1 mm e 198 g
Cores Preto e branco Prata, preto, verde e rosa
MAIS DO TechTudo