O que é Vero? Entenda como funciona a rede social

Com quase um milhão de usuários, app vem sendo chamado de "novo Instagram"

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

A Vero é uma rede social que vem sendo chama de “o novo Instagram”. Lançado em 2015, só recentemente o app começou a chamar a atenção: se há cerca de uma semana sequer aparecia no top 1500, nos últimos dias, já atingiu a marca de um milhão de usuários. O app chegou a ocupar o primeiro lugar da App Store americana e terceiro na loja de apps do Google. No Brasil, já ocupa a 11ª posição no ranking de downloads para iPhone. Seus desenvolvedores dizem que querem mudar radicalmente a forma como as pessoas interagem.

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

A proposta é oferecer uma experiência livre de publicidades, com posts exibidos em ordem cronológica reversa, ou seja, as publicações feitas mais recentemente são as primeiras a aparecer - diferente dos algoritmos utilizados por outras plataformas, que utilizam critérios de exibição que não são muito claros para os usuários. Além de publicar fotos e vídeos, o programa permite ainda compartilhar links e recomendar músicas, filmes e livros. Tire todas as suas dúvidas sobre o Vero a seguir e veja se vale a pena baixar o app e tornar-se mais um membro da rede social.

O que é a Vero?

O Vero é uma rede social que só pode ser acessada pelo celular através de um app disponível para Android e iOS e não tem versão web ou para PC. Chamado de “novo Instagram”, conta com um visual mais elegante e funcionalidades diferentes daquelas oferecidas pela mais popular plataforma de compartilhamento de imagens. Além de publicar fotos e vídeos, o usuário pode postar links (função comum ao Facebook), bem como recomendar músicas, livros, filmes e lugares.

A Vero permite compartilhar não apenas imagens (Foto: Divulgação/ Vero) A Vero permite compartilhar não apenas imagens (Foto: Divulgação/ Vero)

A Vero permite compartilhar não apenas imagens (Foto: Divulgação/ Vero)

Diferente de outras redes sociais, que vêm utilizando algoritmos que exibem os posts a partir de critérios que os usuários não compreendem, na Vero, as publicações aparecem no feed conforme forem feitas, sem mistérios. “Você vê o que é compartilhado contigo, quando é compartilhado contigo. Você não terá que pagar para tornar sua publicação relevante ou alcançar a sua audiência”, esclarecem os desenvolvedores.

De acordo com um manifesto publicado na página oficial do app, explica-se ainda que o modelo de negócio busca fazer os usuários seus clientes e não anunciantes. O que significa também que não há a exibição de publicidade na plataforma.

Qual é o motivo do sucesso da Vero?

Especialistas acreditam que o sucesso repentino da Vero pode estar relacionada a algumas mudanças que não agradaram os usuários das redes sociais mais populares. O Facebook, por exemplo, vem anunciando uma série de mudanças na maneira como os conteúdos são exibidos no feed de notícias, de modo a priorizar os posts de amigos e parentes e de veículos de notícias locais.

Insatisfação com outras redes pode ser o motivo do sucesso repentino da Vero (Foto: Divulgação/ Vero) Insatisfação com outras redes pode ser o motivo do sucesso repentino da Vero (Foto: Divulgação/ Vero)

Insatisfação com outras redes pode ser o motivo do sucesso repentino da Vero (Foto: Divulgação/ Vero)

Já o Instagram conta com um algoritmo que não exibe as publicações em ordem cronológica, mostrando, muitas vezes, fotos e vídeos antigos, o que gera bastante insatisfação. De acordo com o site Mashable, os instagrammers, inclusive, estão usando a plataforma para promover a Vero. Já são mais de 500 mil publicações com a hashtag #vero, das quais, grande parte, busca divulgar seu perfil na rede que é a mais nova sensação.

Como a Vero Funciona?

Para usar a Vero, é necessário cadastrar um e-mail e um número de telefone válidos. Para realizar o primeiro acesso, basta inserir um código enviado pelo serviço via SMS ou chamada telefônica. Depois, é só aproveitar os recursos existente na rede social.

A Vero vem sendo chamada de "o novo Instagram" (Foto: Divulgação/ Vero) A Vero vem sendo chamada de "o novo Instagram" (Foto: Divulgação/ Vero)

A Vero vem sendo chamada de "o novo Instagram" (Foto: Divulgação/ Vero)

Dentre as ferramentas, está o compartilhamento de fotos e vídeos, que, assim como o Instagram, podem ser editados. Há a possibilidade de cortar a imagem, inserir filtros, alterar a exposição, contraste, saturação, sombras, entre outras opções. Ao compartilhar um site, a ferramenta identifica o último link copiado no dispositivo, permite ao usuário escolher a foto de “capa” e escrever um texto a respeito.

Já as músicas recomendadas são fornecidas pelo iTunes; os filmes, do themoviedb.org; e os livros, do iBooks. Também é possível tecer comentários e informar se quer ou já assistiu, no caso dos longas, e se já leu ou deseja ler as obras compartilhadas. Assim como em outras plataformas, o usuário é capaz de adicionar outros ou visualizar posts através de hashtags.

A Vero é gratuita?

O primeiro um milhão de usuários da aplicação terão uso gratuito vitalício, mas os demais, de acordo com o site oficial, deverão pagar uma “pequena taxa anual” que ainda não foi especificada. Além disso, empresas que quiserem usar a plataforma para negócios poderão realizar transações através de rede social. Também sob pagamento, podem incluir botões como “Comprar agora”, permitindo a venda de produtos diretamente a partir de um post.

Empresas podem pagar para usar ferramenta de comprar dentro da Vero (Foto: Divulgação/ Vero) Empresas podem pagar para usar ferramenta de comprar dentro da Vero (Foto: Divulgação/ Vero)

Empresas podem pagar para usar ferramenta de comprar dentro da Vero (Foto: Divulgação/ Vero)

É possível usar a Vero e outras redes ao mesmo tempo?

Diferentemente de outras redes sociais, a Vero não tem integração com outras plataformas. Ou seja, não há um recurso que permita ao usuário a compartilhar seu post, por exemplo, com amigos do WhatsApp ou em seu feed no Facebook.

Por que algumas pessoas já estão desistindo da Vero?

Apesar do sucesso ser recente, já há um grande número de usuários deletando suas contas da Vero. Isso vem acontecendo porque o CEO e co-fundador da rede, Ayman Hariri, vem sendo acusado de não pagar o salário de milhares de trabalhadores imigrantes de sua empresa anterior. Boa parte deles teria ido viver nas ruas e sobrevivendo graças a doações. Devido às acusações algumas pessoas acreditam que, ao utilizar a Vero, estão compactuando com Hariri e suas atitudes.

MAIS DO TechTudo