Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Computadores são vistos como equipamentos robustos e fáceis de usar, mas alguns descuidos podem colocar o sistema em risco e comprometer sua vida útil. Forçar o desligamento da máquina tirando da tomada, esquecer de atualizar o Windows, fazer overclock irresponsável e até apagar arquivos desconhecidas como o System32 são práticas que podem reduzir a duração do seu PC. Além disso, podem estragar de vez o computador ou trazer prejuízos na troca de peças estragadas. Veja a seguir oito coisas que, se você fizer, podem estragar o computador.

Lista traz ações perigosas que podem danificar o seu PC — Foto: Reprodução/ptsecurity.com Lista traz ações perigosas que podem danificar o seu PC — Foto: Reprodução/ptsecurity.com

Lista traz ações perigosas que podem danificar o seu PC — Foto: Reprodução/ptsecurity.com

1. Overclock

Overclock consiste em acelerar o funcionamento de partes do hardware para melhorar o desesmpenho da máquina. Essa prática costuma envolver a sobrealimentação de energia de peças do PC, como processador e placa de vídeo. Entretanto, exageros podem desgastar esses componentes por causa do calor, provocando danos irreversíveis com o tempo. O overclock não é necessariamente algo ruim, mas precisa ser feito com muito cuidado e atenção para evitar causar problemas no computador.

2. Instalar apps de origem duvidosa

Tenha cuidado com as origens dos aplicativos que você instala no computador — Foto: Pond5 Tenha cuidado com as origens dos aplicativos que você instala no computador — Foto: Pond5

Tenha cuidado com as origens dos aplicativos que você instala no computador — Foto: Pond5

A principal brecha de segurança de qualquer sistema é o usuário que não tem cuidado. Instalar aplicativos de origem duvidosa pode ser a porta de entrada para todo tipo de malware, inclusive os ransomwares mais agressivos ao seu PC. A dica aqui é sempre ter cuidado e baixar os programas de que precisa em fontes confiáveis. Verifique o endereço do site em que fará o download e garanta que se trata de uma página segura. E, claro, sempre tenha um antivírus atualizado para qualquer eventualidade.

3. Derrubar a máquina

HDs são delicados e podem ser inutilizados com impactos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo HDs são delicados e podem ser inutilizados com impactos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

HDs são delicados e podem ser inutilizados com impactos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Notebooks são especialmente vulneráveis a impactos. Basta um simples tombo para que o dispositivo entorte, a tela quebre ou portas e interfaces como USB e HDMI deixem de funcionar. No caso de máquinas com discos rígidos convencionais, um tombo pode representar a inutilização do HD e perda de todos os seus dados. Portanto, tenha muito cuidado com como você lida com seu PC, e nunca coloque notebooks em lugares de risco, como na beira da mesa.

4. Fonte de energia de baixa capacidade

Fonte de energia é um componente crucial, mas muitas vezes ignorado, do PC — Foto: Divulgação/Corsair Fonte de energia é um componente crucial, mas muitas vezes ignorado, do PC — Foto: Divulgação/Corsair

Fonte de energia é um componente crucial, mas muitas vezes ignorado, do PC — Foto: Divulgação/Corsair

O sistema corre risco de ser danificado por uma fonte de energia subdimensionada, ou seja, que entrega potência inferior àquela necessária para o seu computador funcionar corretamente. Dependendo da situação, cortes de fornecimento de energia ao disco rígido podem causar o corrompimento de informações e perda de arquivos.

Em casos mais graves, outros componentes podem ter seu funcionamento prejudicado e sofrer avarias pela oscilação no fornecimento de energia. Para evitar dores de cabeça, há métodos para descobrir a potência requerida pelo seu sistema e, assim, escolher a fonte correta.

5. Deixar o sistema operacional e os aplicativos desatualizados

Atualizações são importantes para manter seu sistema seguro e funcionando corretamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora Atualizações são importantes para manter seu sistema seguro e funcionando corretamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Atualizações são importantes para manter seu sistema seguro e funcionando corretamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Sistemas operacionais recebem atualizações frequentes por necessidade. Casos como correção de problemas, melhorias de desempenho e solução de brechas de segurança graves são resolvidos graças às atualizações.

Muita gente se irrita com os updates do Windows e macOS, mas não realizá-los com frequência pode significar expor seu computador à ação de criminosos. O mesmo vale para aplicativos instalados no computador. Sempre que seu navegador, cliente torrent, app de e-mail ou mensageiro receber uma atualização, procure aplicá-la imediatamente.

6. Não desligar corretamente

Não desligar corretamente o computador pode causar danos e perda de arquivos — Foto: Raíssa Delphim/TechTudo Não desligar corretamente o computador pode causar danos e perda de arquivos — Foto: Raíssa Delphim/TechTudo

Não desligar corretamente o computador pode causar danos e perda de arquivos — Foto: Raíssa Delphim/TechTudo

Sistemas operacionais precisam desativar uma série de recursos antes de suspenderem atividade, e esse procedimento só ocorre se você desligar o PC corretamente. Forçar o desligamento arrancando o computador da tomada ou segurando o botão liga/desliga impede esses processos e pode contribuir para o corrompimento de dados presentes no seu disco rígido ou SSD. Além de ser importante desligar o PC de vez em quando, é fundamental que você faça isso corretamente.

7. Deletar o que não deve

Cuidado com pastas e arquivos do sistema — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Cuidado com pastas e arquivos do sistema — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Cuidado com pastas e arquivos do sistema — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Um sistema operacional é como um aplicativo: ele consiste em uma série de arquivos e pastas sensíveis, que são necessárias para o funcionamento do sistema como um todo. Assim, você não deve mexer descuidadamente em pastas como System32 e tantas outras, dedicadas ao funcionamento do Windows, Linux ou macOS.

Por exemplo, apagar a pasta System32 do Windows, alvo de uma pegadinha perigosa nas redes sociais, pode impedir o sistema de reiniciar e acessar os arquivos do disco rígido. Em geral, se você não sabe qual é a utilidade de um arquivo ou pasta do sistema, evite fazer qualquer alteração neles e limite-se a interagir com os documentos que você reconhece como seus.

8. Atualização de BIOS mal-sucedida

Atualizar a BIOS é um procedimento que precisa ser feito com atenção — Foto: Filipe Garrett/TechTudo Atualizar a BIOS é um procedimento que precisa ser feito com atenção — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Atualizar a BIOS é um procedimento que precisa ser feito com atenção — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Atualmente, notebooks e placas-mãe aplicam alguns mecanismos que tornam difícil ao usuário a atualização incorreta da BIOS com uma versão imprópria. Entretanto, o risco sempre existe e é por isso que o procedimento de atualização desse componente deve sempre ser feito com muita atenção. Uma BIOS atualizada incorretamente pode inutilizar a placa do computador, acarretando custos bem salgados de manutenção.

O primeiro passo importante é garantir energia estável – nada de tentar atualizar debaixo de tempestade, quando quedas de energia são mais prováveis. Outra precaução é usar atualizadores oferecidos pelos fabricantes e ler com muita atenção as instruções na tela. Uma BIOS atualizada incorretamente pode inutilizar a placa do computador, acarretando custos bem salgados de manutenção.

PC congelando; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo