Programas para baixar música e vídeo do YouTube: veja os melhores

Entre os itens da lista, há plataformas que contam com editores embutidos e com ferramenta própria de pesquisa de vídeos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

Para baixar vídeos e músicas do YouTube, há tal variedade de programas disponíveis na web que pode ser difícil de escolher qual usar. Por isso, o TechTudo reúne uma lista com os melhores softwares, explicando detalhes e diferenças entre cada um deles. Há, por exemplo, programas que permitem baixar filmes com até qualidade 8K, opções para realizar busca sem sair da aplicação e mesmo plataformas com editor de vídeo próprio. Confira abaixo a seleção de programas e escolha o seu preferido.

Confira truque que baixa vídeos do YouTube com 'SS' no link

Confira truque que baixa vídeos do YouTube com 'SS' no link

1. Atube Catcher

Um clássico entre os programas do gênero, o Atube Catcher permite fazer o download de vídeos não apenas do YouTube, mas também de diversos outros sites. Apesar do layout um pouco ultrapassado, ele é muito intuitivo. O software permite selecionar a qualidade do arquivo e salvá-lo em uma infinidade de formatos. Assim, caso queira, o usuário pode baixar mídia em MP3 para guardar apenas o áudio do vídeo.

O filme baixado pode ser reproduzido diretamente no app, e também redimensionado com uma ferramenta própria (ainda que um pouco precária), Também é possível salvar o vídeo em um DVD ou acessar a pasta em que ele foi guardado. A aplicação tem outros recursos extras, como gravação de tela e áudio, conversão de vídeos, além de queimar Blu-Ray.

Atube Catcher permite escolher qualidade e formato do vídeo, além de gravar DVDs e reproduzir filmes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Atube Catcher permite escolher qualidade e formato do vídeo, além de gravar DVDs e reproduzir filmes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Atube Catcher permite escolher qualidade e formato do vídeo, além de gravar DVDs e reproduzir filmes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

2. Any Video Converter

O Any Video Converter é um software disponível para Windows e Mac OS que possibilita fazer download de vídeos de diferentes sites, entre eles, o YouTube. O usuário é capaz de salvar o filme em uma variedade de formatos, que são ordenados de acordo com aqueles usados nos dispositivos das principais fabricantes. Com um visual bastante moderno e atual, esse programa supercompleto oferece uma série de ferramentas assim que o download é concluído.

É possível remover o áudio original do vídeo ou sobrepor algum a ele, por exemplo. O AVC também permite adicionar legenda e reduzir o tamanho do filme. Além dessas funções, o programa ainda tem, de maneira totalmente intuitiva, recursos para alterar a área de corte, incluir efeitos (como pixelado e cartoon), mudar brilho, contraste e saturação e, ainda, inserir marca d’água ou uma imagem ao vídeo baixado.

AVC é capaz de editar tanto a imagem quanto o áudio do vídeo baixado pelo programa (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) AVC é capaz de editar tanto a imagem quanto o áudio do vídeo baixado pelo programa (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

AVC é capaz de editar tanto a imagem quanto o áudio do vídeo baixado pelo programa (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

3. ClipGrab

O Clibgrab é uma aplicação gratuita para Windows, Mac e Linux que baixa vídeos de sites como YouTube, Vimeo, Facebook, entre outros. Prático, o programa possui um campo de pesquisa próprio para que o usuário busque vídeos do YouTube sem a necessidade de sair do software.

Apesar de ter menor variedade que outros programas da lista, o Clip Grab ainda permite salvar os filmes em formatos diversos, entre eles .mp3 (áudio). O software também oferece quatro opções de qualidade de imagem, que variam de 360p a 1080p (HD).

ClipGrab contém menos opções de formatos que os outros programas da lista (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) ClipGrab contém menos opções de formatos que os outros programas da lista (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

ClipGrab contém menos opções de formatos que os outros programas da lista (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

4. VDownloader

Um dos mais famosos aplicativos para baixar vídeos, o VDownloader mostra que não parou no tempo e suporta links de diferentes sites, dentre eles, o YouTube. O software permite baixar vídeos em qualidade até 8K, algo muito improvável de encontrar nos dias de hoje. Assim como os demais, ele também garante ao usuário ferramenta de corte e espelhamento do vídeo.

O programa conta com uma busca interna que exibe resultados oriundos de todos os serviços de vídeo suportados, que incluem plataformas como o TedX, Vimeo e Daily Motion. O app também permite converter filmes em diferentes formatos e queimar DVD, CD, etc.

VDownloader consegue baixar vídeos em qualidade 8k (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) VDownloader consegue baixar vídeos em qualidade 8k (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

VDownloader consegue baixar vídeos em qualidade 8k (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

5. Free YouTube Download

Disponível de graça para Windows e Mac OS, o Free YouTube Download tem visual clean e recursos mais limitados, sendo mais um programa fácil de usar para baixar vídeos do YouTube. A versão gratuita é bastante simples e oferece apenas download do filme. Não é possível, portanto, convertê-lo para outro formato de mídia. O usuário também não tem a opção de escolher a qualidade da imagem na edição gratuita, sendo possível salvar o arquivo somente em SD (e não em HD).

Versão gratuita do Free YouTube Download é bem limitada (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Versão gratuita do Free YouTube Download é bem limitada (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Versão gratuita do Free YouTube Download é bem limitada (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

MAIS DO TechTudo