RX 580 Gaming box, da Gigabyte, tem placa de vídeo dedicada

Dock para placa de vídeo externa vem com uma Radeon RX 580 e conectividade USB-C

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

RX 580 Gaming Box é o novo adaptador de placas de vídeo externas para laptops da Gigabyte. O acessório, que foi anunciado trazendo uma Radeon RX 580 da AMD, tem conectividade Thunderbolt e um design compacto, além de oferecer mais conectividade com portas USB e trazer iluminação LED, o que o usuário pode personalizar.

A Gigabyte ainda não revelou datas de disponibilidade, nem os preços previstos para o lançamento comercial da Gaming Box. Embora vendido com a placa da AMD, o dock também deve ter compatibilidade com placas da Nvidia.

RX 580 Gaming Box transforma notebooks em PC gamers (Foto: Divulgação/Gigabyte) RX 580 Gaming Box transforma notebooks em PC gamers (Foto: Divulgação/Gigabyte)

RX 580 Gaming Box transforma notebooks em PC gamers (Foto: Divulgação/Gigabyte)

A Gaming Box da Gigabyte pretende trazer a capacidade de processamento gráfico de um desktop para um notebook por meio de conexão de vídeo externa. Sua ficha técnica é parecida com a de modelos de outras marcas disponíveis no mercado: o dispositivo traz fonte de energia, cooler, slot PCIe x16 3.0 e a placa em si, que proporciona as saídas de vídeo. Há também três portas USB 3.0 no painel traseiro.

Quanto aos requerimentos, há duas exigências: para conectar a RX 580 Gaming Box da Gigabyte a um notebook é necessária a presença da interface Thunderbolt 3 (tanto em porta Thunderbolt como USB-C). Além disso, a compatibilidade com GPUs externas deve ser suportada via BIOS.

O grande destaque do produto da Gigabyte é o fato de que o componente será comercializado já com uma placa de vídeo. Opções das concorrentes Razer, Asus e Alienware não oferecem essa vantagem: além do adaptador, o consumidor precisa ainda investir na placa de vídeo.

Gaming Box da Gigabyte traz Radeon RX 580 instalada (Foto: Divulgação/Gigabyte) Gaming Box da Gigabyte traz Radeon RX 580 instalada (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Gaming Box da Gigabyte traz Radeon RX 580 instalada (Foto: Divulgação/Gigabyte)

A Radeon RX 580 embutida no pacote é uma placa intermediária da AMD com 8 GB de RAM e velocidades que chegam a 1.340 MHz, combinação indicada para rodar jogos em configurações avançadas a resoluções na casa dos 2K.

Se preferir, o consumidor pode simplesmente remover a Radeon RX 580 que acompanha o produto para instalar uma placa de vídeo de sua preferência.

PC AMD Gamer, Ryzer ou FX? Saiba no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo