Por Anna Kellen Bull, de Nova York*


A Samsung revelou suas novas smart TVs 4K QLED nesta quarta-feira (7). Quase um ano após detalhar os modelos Q9, Q8 e Q7, a fabricante realizou um evento em Nova York, nos EUA, para apresentar as televisões com tecnologia de pontos quânticos. Os aparelhos chegam com foco em usabilidade e fácil configuração – há, inclusive, controle de voz por meio da assistente virtual Bixby. Seu destaque é o "Modo Ambiente", que transforma a tela do aparelho em uma central de conteúdo para exibir informações, como notícias e clima, na tela desligada.

Além de lançar as smart TVs, a Samsung também aproveitou a conferência para apresentar a soundbar multidimensional N950. O aparelho chega com Dolby Atmos e tem promessa de som vibrante e poderoso. O lançamento está previsto para março nos Estados Unidos. Não há informações de preço e nem data de desembarque no Brasil.

Conheça as smart TVs da linha QLED 2018 da Samsung

Conheça as smart TVs da linha QLED 2018 da Samsung

QLED TV linha 2018

As smart TVs QLED da Samsung têm como destaque o novo "Modo Ambiente". O recurso, que lembra a tecnologia de obras de arte da The Frame, exibe informações customizáveis na tela desligada da televisão. Segundo a fabricante, a proposta é deixar o aparelho funcional mesmo quando for desativado – é possível visualizar notícias, tráfego e condições climáticas, por exemplo. O televisor pode ainda tocar música ou exibir um papel de parede personalizado de acordo com a decoração da sala do usuário.

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Outra novidade está na "Conexão Única Invisível", um cabo único de cinco metros que liga a TV aos dispositivos externos e à tomada. A tecnologia é capaz de passar dados AV de alta capacidade à velocidade da luz enquanto também transmite energia. Assim, é possível pendurar a smart TV na parede sem expor um emaranhado de fios atrás da televisão ou pela sala.

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

As TVs Q8F e Q9F QLED contam com a tecnologia Direct Full Array (DFA), que promete reproduzir imagens com cores e contraste de alta qualidade, graças a um painel com zonas de retroiluminação. O recurso tem ajuste automático e inteligente, com o objetivo de exibir tons pretos profundos e brancos puros.

QLED linha 2018

Modelo Tipo de Tela Polegadas
Q9F Plana 65", 75" e 88"
Q8F Plana 55", 65" e 75"
Q7C Curva 55" e 65"
Q7F Plana 55", 65" e 75"
Q6F Plana 49", 55", 65", 75" e 82"

Fácil uso e compatibilidade com a Bixby

O usuário pode configurar as smart TVs por meio do app SmartThings, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O aplicativo deve facilitar e reduzir o tempo de instalação, além de ajudar a encontrar conteúdos na televisão. Além disso, o lançamento conta com o novo "Guia Universal", que recomenda programas e canais de acordo com o gosto do usuário.

A Samsung também falou sobre o funcionamento da Bixby, sua assistente virtual, nos novos televisores. A plataforma de inteligência artificial permite que o usuário use comandos de voz para iniciar seus programas e filmes, além de controlar dispositivos compatíveis direto da TV.

The Wall e novidades de áudio

Apresentada na CES 2018, a Samsung mostrou novamente a The Wall, que possui telão de 146 polegadas e tecnologia de tela modular com Micro LED. A novidade será comercializada para uso doméstico e começa a ser vendida nos Estados Unidos em agosto.

A fabricante também anunciou as soundbars HW-K950, HW-N650, HW-NW700 e VL550. Os produtos devem oferecer um som imersivo e prometem se adaptar aos diferentes tipos de usos de sistema home theater.

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

QLED TV Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Vale lembrar que, na última quinta-feira (1), a marca mostrou ao TechTudo a Q6F, modelo 4K de 55 polegadas e certificado UHD. O aparelho promete ser o mais barato da linha QLED e desembarca no Brasil em meados de abril ou maio. Segundo a Samsung, a TV consegue alcançar 100% do volume de cor.

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

*A jornalista viajou a Nova York a convite da Samsung

Qual é a melhor TV 4K? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo