Por Luiza Baptista, de Austin, Estados Unidos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O YouTube anunciou, nesta terça-feira (13), um serviço para ajudar no combate de informações falsas ou incorretas nos vídeos da plataforma. De acordo com Susan Wojcicki, CEO da empresa, o principal site de vídeos online do mundo vai passar a exibir um bloco de conteúdo extraído da Wikipedia com informações sobre o tema do vídeo, para o usuário ter a referência correta do que está assistindo.

YouTube apresenta a funcionalidade que acompanha os vídeos — Foto: Luiza Baptista/TechTudo YouTube apresenta a funcionalidade que acompanha os vídeos — Foto: Luiza Baptista/TechTudo

YouTube apresenta a funcionalidade que acompanha os vídeos — Foto: Luiza Baptista/TechTudo

Inicialmente, o lançamento atinge apenas os vídeos que têm temas considerados “teoria da conspiração”. Wojcicki acredita, porém, que a solução pode ser expandida para outros vídeos, que possam ter problemas de desinformação. O serviço, no entanto, ainda não tem data para começar a funcionar.

Durante apresentação na SXSW, a CEO do YouTube defendeu a importância da liberdade de expressão, mas assumiu a responsabilidade da empresa em distribuir conteúdo relevante e verídico. A funcionalidade, ainda segundo a executiva, tem conexão com a missão do Google: entregar informação correta no tempo certo.

O anúncio foi feito durante entrevista de Nicholas Thompson, editor chefe da Wired, com Susan Wojcicki na South by Southwest, evento de economia criativa que acontece até 18 de março em Austin, Texas (EUA).

MAIS DO TechTudo