Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Android P pode ter suporte à tecnologia de navegação por gestos, assim como o iPhone X. É o que indica um print do sistema em desenvolvimento obtido pelo site 9to5Google. A imagem descreve originalmente apenas o novo sistema de DNS do Android, mas deixa escapar uma barra de navegação com visual reformulado. O tradicional botão Home dá lugar a uma pequena faixa central, lembrando o visual adotado no celular da Apple.

A imagem não é suficiente para confirmar a função do botão horizontal. No entanto, uma das possibilidades é que o elemento sirva de gatilho para dois gestos similares ao do iPhone X: um deslize vertical curto para mostrar a lista de apps abertos, e outro movimento no mesmo sentido, porém mais longo, para acessar a tela inicial.

Novo Android pode trazer suporte a gestos do iPhone X — Foto: Divulgação/Google Novo Android pode trazer suporte a gestos do iPhone X — Foto: Divulgação/Google

Novo Android pode trazer suporte a gestos do iPhone X — Foto: Divulgação/Google

O Google costuma implementar mudanças experimentais no Android que nunca chegam à versão final, e esse pode ser o caso da nova barra de navegação. Se o design for mantido, entretanto, será a segunda novidade do Android inspirada no iPhone X – a primeira é o suporte nativo ao recorte na tela, característica já implementada por fabricantes como Huawei e Asus.

Imagem vazada pelo Google mostra novo botão virtual no Android P — Foto: Reprodução/9to5Google Imagem vazada pelo Google mostra novo botão virtual no Android P — Foto: Reprodução/9to5Google

Imagem vazada pelo Google mostra novo botão virtual no Android P — Foto: Reprodução/9to5Google

DNS por TLS

A imagem que mostra a nova barra de navegação surgiu em um post no blog oficial do Google sobre a nova ferramenta de DNS do Android P. O print, porém, foi substituído logo depois por uma foto recortada, que deixa de exibir a barra de navegação. Na publicação, a empresa descreve como a função DNS por TLS ("DNS over TLS") tornará o acesso à internet mais seguro.

A tecnologia usa o mesmo padrão de criptografia do HTTPS para criar um canal privado entre o dispositivo e o servidor DNS. De modo similar à navegação criptografada, o acesso especial ao DNS impedirá a interceptação de dados tanto por provedores de serviço de internet quanto por hackers que espionam comunicações no celular da vítima. A função será opcional, pois nem todos os servidores DNS permitem conexão segura via TLS.

A nova opção de DNS se soma a outras medidas que visam tornar o Android mais seguro. O novo sistema impedirá o acesso à câmera e outros recursos por apps em segundo plano, usará HTTPS por padrão e adotará endereço MAC dinâmico. Além disso, usuários só poderão restaurar backup do Google Drive mediante senha.

O Android P está em fase de testes e deverá ser anunciado oficialmente no Google I/O, evento para desenvolvedores que ocorre no dia 8 de maio nos Estados Unidos.

Como remover vírus em um celular Android

Como remover vírus em um celular Android

Com informações: 9to5Google e Google

MAIS DO TechTudo