Conheça cinco programas grátis para detectar plágio

Conheça programas gratuitos e em português para identificar transcrições de textos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Daniel Ribeiro, Para o TechTudo

Plágio é a cópia total ou parcial de uma obra intelectual de alguém. A prática pode ser detectada na Internet por meio de programas especializados. O uso indevido dessas informações é comum em artigos e trabalhos acadêmicos, nos quais o autor se apropria de textos encontrados na web sem indicar os créditos para o autor original.

Em busca de conteúdos originais e íntegros, as instituições acadêmicas adotam métodos preventivos contra o plágio e punem os casos em que essas cópias são identificadas. Na lista abaixo, o TechTudo apresenta cinco ferramentas gratuitas e em português para encontrar transcrições caracterizadas como plágio.

Programas como o Plagiarisma melhoram a qualidade do TCC ao detectar e evitar ocorrência de plágio  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo       ) Programas como o Plagiarisma melhoram a qualidade do TCC ao detectar e evitar ocorrência de plágio  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo       )

Programas como o Plagiarisma melhoram a qualidade do TCC ao detectar e evitar ocorrência de plágio (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo )

1. Plagius

Eficiente e sofisticado, o Plagius é uma das principais ferramentas para identificar possíveis transcrições em textos. O programa ocupa pouco espaço, é gratuito, apresenta uma interface amigável, tem uma instalação rápida e ainda tem suporte para o português.

O Plagius faz análises completas e apresenta resultados de forma clara e eficaz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) O Plagius faz análises completas e apresenta resultados de forma clara e eficaz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Plagius faz análises completas e apresenta resultados de forma clara e eficaz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O usuário pode alternar entre suas abas para verificar plágio em arquivos, trechos de textos no próprio programa ou em páginas da web. Com relatórios e gráficos para indicar a porcentagem de duplicações de obras intelectuais, o software faz buscas em repositórios na Internet ou no próprio computador.

2. Farejador de Plágio

O Farejador de Plágio é um identificador brasileiro que rastreia transcrições por meio da busca por dados e informações em diferentes sites. Os resultados das pesquisas são exibidos de maneira discriminada em um documento de Microsoft Word, com a indicação de todos os critérios de análise.

Objetivo e prático, o Farejador de Plágio é uma ótima ferramenta para identificar cópias (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Objetivo e prático, o Farejador de Plágio é uma ótima ferramenta para identificar cópias (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Objetivo e prático, o Farejador de Plágio é uma ótima ferramenta para identificar cópias (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em uma interface simples e minimalista, o verificador de plágio exibe todos os recursos na parte lateral e exibe os endereços de fontes de cópias na Internet no lado oposto. O Farejador de Plágio também é um software pequeno e grátis que faz uma análise rápida e objetiva, porém só verifica todos os arquivos enviados na versão paga do serviço.

3. Plagium

Com suporte para o português e em um visual moderno e intuitivo, o Plagium é um site com rastreamento de transcrições de maneira rápida e eficaz. O serviço é gratuito, funciona online e apresenta os resultados em uma linha do tempo, com a indicação de quando foi feita a publicação dos trechos identificados.

O Plagium é uma ferramenta online com excelentes recursos para detectar casos de plágio (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) O Plagium é uma ferramenta online com excelentes recursos para detectar casos de plágio (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Plagium é uma ferramenta online com excelentes recursos para detectar casos de plágio (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O verificador de plágio oferece filtros para relevâncias na pesquisa e pode analisar trechos de textos ou endereços na web, enquanto a versão paga atua com critérios de busca avançada. O programa também permite comparar semelhanças entre partes identificadas, exibe histórico de pesquisas e oferece alertas de identificação automática de cópias.

4. Plagiarisma

O Plagiarisma apresenta os recursos de forma clara e objetiva, com destaque para os resultados e análises comparativas, a partir de trechos identificados. Com suporte para o português, o programa para identificar plágio faz rápidas buscas por trechos de textos, documentos enviados ou endereços de URL.

Com um sofisticado quadro de resultado, o Plagiarisma é uma excelente ferramenta online (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Com um sofisticado quadro de resultado, o Plagiarisma é uma excelente ferramenta online (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Com um sofisticado quadro de resultado, o Plagiarisma é uma excelente ferramenta online (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O serviço funciona online e apresenta uma série de informações sobre as pesquisas feitas, com exposição da contagem de caracteres e das páginas com trechos identificados. Ao mesmo tempo, os resultados ainda exibem sumários de semelhança e medições sobre chances de ocorrência do plágio.

5. Plag.pt

Em uma interface objetiva e personalizável, a Plag.pt oferece um ambiente privado em que textos podem ser carregados, verificados e comparados. Os resultados apresentam gráficos e porcentagens sobre transcrições identificadas, com destaque aos riscos dos documentos serem plagiados.

A Plag apresenta um ambiente em que é possível carregar e comparar textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) A Plag apresenta um ambiente em que é possível carregar e comparar textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A Plag apresenta um ambiente em que é possível carregar e comparar textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

No entanto, a maior parte dos recursos da plataforma é restrita aos assinantes dos planos pagos oferecidos. Isso limita a atuação da Plag.pt, que se torna apenas um sistema de identificação de trechos copiados, sem exibir qualquer detalhe sobre as fontes encontradas.

Como baixar arquivos grátis em PDF? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo