Redes sociais

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (4), a redução da relevância de posts pessoais e de páginas com pedidos de engajamento mal-intencionados a partir das próximas semanas. A tática se resume às publicações de spam, que estimulam os usuários a interagir com curtidas, compartilhamentos, comentários e outras ações, com textos como “se gostou, curte”. Segundo uma publicação no blog oficial da rede social, quem realiza essa prática busca se aproveitar do algoritmo do Feed de Notícias, a fim de aumentar o engajamento e, assim, alcançar mais pessoas.

Posts que pedirem curtidas terão relevância rebaixada no feed do Facebook — Foto: Melissa Cosseti/TechTudo

Para um modelo de "machine learning" (apredizagem automática) detectar esse tipo de post, os profissionais do Facebook categorizaram centenas de milhares de publicações. “Nas próximas semanas, começaremos a implementar um rebaixamento mais rigoroso das páginas que usarem sistematicamente e repetidamente essa prática para ganhar alcance artificialmente no Feed de Notícias”, anuncia. Esse período será oferecido exatamente para que os administradores se adaptem e evitem esse tipo de conteúdo.

De acordo com o comunicado, a atualização será mais uma ferramenta aliada ao combate de notícias falsas, uma vez que seu objetivo é reduzir postagens com spam, de natureza sensacionalista ou enganosa e promover conversas mais significativas e autênticas. Solicitações de ajuda, conselhos ou recomendações — como informações sobre crianças desaparecidas, arrecadação de fundos ou pedidos de dicas — não serão afetadas pela mudança.

Via Facebook

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Mais do TechTudo