Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Um dispositivo misterioso apontado como o sucessor do Chromecast foi descoberto esta semana. Com o nome de 4K ATV Stick, o aparelho conta com a marca do Google e foi encontrado no site do FCC, órgão dos Estados Unidos equivalente à Anatel, em um pedido de homologação. A grande novidade estaria no sistema operacional: o dongle é descrito com a capacidade de rodar Android TV.

No entanto, ainda não há nenhuma confirmação de que o modelo seja efetivamente da Gigante de Mountain View. O pedido de registro está em nome da ShenZhen SEI Robotics, uma empresa chinesa que tem em seu portfólio outros media centers. Procurada pelo TechTudo, a assessoria do Google respondeu que a empresa não comenta rumores ou especulações.

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Além da marca do Google, outra característica que chama a atenção é o design. O dispositivo traz um visual muito semelhante ao Chromecast mais recente, em formato circular. Assim como o possível antecessor, ele é ligado à TV por um cabo HDMI e traz uma fonte de energia para conectar à tomada

Como detalha o documento submetido a FCC, o dispositivo teria a capacidade de rodar o Android TV, inclusive com a atualização mais recente (Android 8 Oreo). O sistema, já presente em algumas TVs e media centers de terceiros, abre um leque de possibilidades, como a capacidade de ser controlado pelo Google Assistente e um sistema de navegação próprio. O dongle também traz a capacidade de exibir imagens em resolução 4K e um controle remoto com microfone para comandos de voz.

Dispositivo traz marca do Google — Foto: Reprodução/FCC Dispositivo traz marca do Google — Foto: Reprodução/FCC

Dispositivo traz marca do Google — Foto: Reprodução/FCC

O Chromecast é um dos produtos de hardware de maior sucesso do Google. A última vez que a linha recebeu um novo modelo foi em 2016, com o Chromecast Ultra. O dispositivo foi o primeiro a permitir a reprodução de conteúdo em resolução Ultra HD.

Por enquanto, ainda não é possível afirmar se o dispositivo misterioso é mesmo da empresa ou apenas uma cópia feita pela ShenZhen SEI Robotics. Com a aproximação da Google I/O, marcada para começar no dia 8 de maio, cresce a expectativa do lançamento de novos produtos da gigante.

Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo